Defensora Vitória e alunas e alunos da escola Magsul na unidade da Defensoria em Ponta Porã. (Foto: DPE-MS)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Ponta Porã recebeu, na última semana, a visita de um grupo de alunas e alunos da Escola Magsul, com média de 5 anos. A ação fez parte de um projeto pedagógico de alfabetização da instituição escolar, em que os estudantes estão aprendendo a letra D, representada pela palavra “Defensoria”.
A defensora pública substituta, Vitória Dávalos de Souza, conversou com as crianças, explicou o papel da instituição e respondeu às dúvidas. Ao final da visita, os estudantes cantaram uma música em agradecimento ao acolhimento.
“Acho importante recebermos as crianças, pois podemos, durante seu desenvolvimento, mostrar a importância da Defensoria e que eles têm um órgão público que busca protegê-los. Associando isso ao processo de alfabetização, a instituição fica marcada como parte do desenvolvimento delas”, destacou a defensora.
Durante o bate-papo, as alunas e alunos demonstraram curiosidade sobre o trabalho das defensoras e defensores e fizeram perguntas, como: o que faz uma defensora, qual a diferença entre defensoria e advocacia, como a Defensoria atende pessoas presas e, principalmente, se a instituição protege as crianças.
“Esse foi o tópico que vi como mais importante, exatamente para ressaltar que, para nós, todas as crianças — independente de classe social ou se estão em acolhimento ou família substituta — podem contar com a Defensoria Pública para sua proteção”, completou Vitória Dávalos.
Foto: DPE-MS