O pai da assistida está detido no Estado do Pará. (Foto: Reprodução)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul intermediou a realização de uma visita virtual entre uma assistida de Brasilândia e seu pai, preso preventivamente em São Félix do Xingu, no Pará.
Conforme a defensora pública Sara Zam Segura Marçal, o encontro foi viabilizado após mais de um ano e cinco meses sem contato entre ambos.
O pai da assistida está detido no Estado do Pará em razão de uma ação penal que tramita na comarca de Paranaíta, Mato Grosso.
“Devido às dificuldades financeiras, a assistida não tinha condições de realizar uma visita presencial ao pai, motivo pelo qual solicitou a intermediação da Defensoria Pública de MS para conseguir uma visita na modalidade virtual”, explicou a defensora.
A partir dessa demanda, a Defensoria Pública de Paranaíta (MT) e a Defensoria Pública de Brasilândia atuaram em conjunto, junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará, para possibilitar a “visita”.
O agendamento foi formalizado por meio de ofícios, garantindo que o encontro pudesse acontecer na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e na Unidade de Custódia de São Félix do Xingu (PA).
“No dia marcado, a assistida compareceu à Defensoria Pública de MS, onde foi disponibilizada toda a infraestrutura tecnológica necessária para a realização da chamada de vídeo. Dessa forma, após meses de separação, pai e filha puderam se reencontrar, ainda que virtualmente, fortalecendo os laços familiares e garantindo o direito à assistida de manter contato com seu pai”, pontuou a defensora.
Defensora pública Sara Zam Segura Marçal (Foto: Arquivo/ DPEMS)