Vacinação para grupos prioritários aconteceu no mutirão da Defensoria Pública no último sábado (5). (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul promoveu duas ações conjuntas para garantir direitos fundamentais de crianças e de grupos vulneráveis: a quarta edição do Mutirão de Vagas Escolares de 2025 e, pela primeira vez, um mutirão de vacinação contra a gripe (influenza), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A iniciativa aconteceu na Defensoria da Unidade Barão de Melgaço, região central de Campo Grande, no último sábado (5), e reuniu dezenas de famílias em busca de creches para seus filhos, além de atendimento gratuito para atualização da caderneta de vacinação.
Pessoas que buscaram atendimento da Defensoria Pública no mutirão. (Foto: Vitor Ilis)
“Hoje nós conseguimos garantir dois direitos das nossas crianças, que é o acesso à educação e o acesso à saúde”, destacou a coordenadora do Nudeca, defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.
Nesta edição do mutirão de vagas foram registrados 163 atendimentos às famílias que buscavam inserir os filhos em uma EMEI.
Coordenadora do Nudeca, Débora Paulino, durante entrevista para a imprensa. (Foto: Vitor Ilis)
“Pela primeira vez reunimos aqui o mutirão de vagas escolares e também de vacinação, onde além das crianças também puderam se vacinar os demais integrantes dos grupos prioritários. Foi um dia bastante agitado e de bastante sucesso”, destacou.
Segundo a coordenadora do NAS, defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, a ideia surgiu ao perceber que a mobilização para vagas em creches reúne grande número de crianças e famílias.
Famílias presentes na ação da Defensoria Pública. (Foto: Vitor Ilis)
“Como a situação de síndrome respiratória está muito grave na cidade e não há leitos hospitalares, a Defensoria Pública encampou essa campanha de vacinação como uma forma de prevenção”, afirmou. “É a primeira vez que a Defensoria atua diretamente na vacinação e prevenção.”
Além de crianças de 6 meses a 5 anos, o mutirão vacinou também pessoas idosas, com doenças crônicas não transmissíveis, comorbidades, em situação de rua, gestantes, todos integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Uma brinquedoteca com pipoca e atividades lúdicas foi montada para acolher as crianças durante o evento.
Parceria com a Sesau garantiu a vacinação de diferentes tipos de imunizantes. (Foto: Vitor Ilis)
Ao todo, foram registradas 91 doses de vacinação, sendo:
Rotina: 03 doses;
Covid: 10 doses; e
Gripe: 75 doses.
Vaga e vacina
Maria Eduarda Navarro foi uma das participantes e elogiou a agilidade no atendimento. “Foi um processo muito rápido. Desde a solicitação me chamaram em menos de uma semana para trazer os documentos”, afirmou.
Carolina Moreno aproveitou o dia para resolver as duas questões, da vaga escolar e a vacinação. “Vim conseguir uma vaga na creche para o meu filho e já aproveitei para vaciná-lo. O atendimento foi ótimo, não tenho o que reclamar”, relatou.
Filho de assistida Ana Paulo durante aplicação da vacina. (Foto: Vitor Ilis)
A assistida Ana Paula, que aguardava há mais de um ano por uma vaga, também saiu satisfeita. “Fiz o pedido pela plataforma digital e me chamaram em menos de 10 dias. Aproveitei e vacinei meu filho e eu mesma, que sou hipertensa. Foi tudo muito rápido e organizado”, finalizou.