A partir da esq.: Leonardo Backes, Maria Clara Porfirio, Jerson Domingos, Janaína Andrade e Danilo Shiroma (crédito da foto: TCE-MS)
Texto: Matheus Teixeira
Cinco membros da Defensoria Pública compareceram ao evento Diálogo com o Gestor, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) em Aquidauana com o objetivo de reunir servidoras e servidores municipais e estaduais, juízes de Direito e políticos de Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda para tratar de gestão pública local.
O evento foi realizado na Câmara de Aquidauana em 28 de março. Houve presença das defensoras públicas Janaína de Araújo Sant’Ana Andrade (1ª Defensoria Cível de Aquidauana) e Maria Clara de Morais Porfirio (1ª de Miranda) e dos defensores públicos Danilo Iano Shiroma (2ª Cível de Aquidauana), Leonardo Gelatti Backes (1ª Criminal de Sidrolândia e Defensoria de Dois Irmãos do Buriti) e Mauricio Augusto Barbosa (1ª Criminal de Aquidauana e coordenador da 11ª Regional de Aquidauana).
Os palestrantes do Diálogo com o Gestor foram: Célio Lima de Oliveira, conselheiro substituto, que apresentou o plano plurianual da Corte de Contas; e Jerson Domingos, vice-presidente e ouvidor do TCE-MS, que falou sobre o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, do qual a Defensoria é parceira e pelo qual o Tribunal apoia municípios a implementarem políticas públicas de proteção às crianças com até seis anos de idade. Porfirio considera que o evento foi imprescindível, porque “cuidar da primeira infância é preparar o futuro de forma responsável e humana”.
Também houve duas capacitações no evento, cujos facilitadores foram: Eduardo dos Santos Dionizio, diretor de Serviços Processuais do TCE-MS, que abordou a Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos; e Geanlucas Júlio de Freitas, diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, que apresentou um software de gestão de informações.