“Acesso à justiça não é favor, é direito”, afirma defensor-geral em posse para novo mandato

 

Posse Dr Pedro 2025 capa

Solenidade foi realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou a solenidade de posse do defensor público Pedro Paulo Gasparini, reconduzido ao cargo de defensor público-geral para o biênio 2025-2027, nessa quinta-feira (27).

O evento aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e contou com a presença de autoridades, servidoras, servidores, representantes de instituições civis e militares, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias.

Convidadas e convidados foram recebidos pela Banda Mirim da Instituição Juliano Varela.

A cerimônia teve uma abertura especial, marcada pela participação das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Fábrica de Som, responsáveis por dar início ao evento.

 

Posse Dr Pedro 2025 familia

Defensor-geral, Pedro Paulo Gasparini; promotora de Justiça Clarissa Carloto Torres e filhas as Olívia e Marina.



A mesa de autoridades foi composta pelo governador de MS Eduardo Riedel; pela corregedora-geral, Salete Fátima do Nascimento; o presidente do TRE, Carlos Eduardo Contar; o procurador-geral do MPE, Romão Avila; o secretário-geral da OAB/MS, Luiz Renê; o defensor-chefe da União em MS (DPU), Vinicius Sant'Ana Rissato; a presidenta da Adep/MS, defensora pública Nancy Gomes de Carvalho; a ouvidora do Ministério das Mulheres, Grazielle Carra Dias, e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Além da posse do defensor-geral, também foram empossados o 1º subdefensor público-geral, Homero Lupo Medeiros, e a 2ª subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima.

Acesso à Justiça

As vestes talares foram entregues ao defensor-geral pelas suas primas Grace Gasparini e Milene Patrícia Gasparini.

Em seu discurso, o defensor-geral Pedro Paulo Gasparini destacou a importância da continuidade e da inovação no fortalecimento da Defensoria Pública.

“Este momento tem um simbolismo histórico. Pela primeira vez em nossa trajetória institucional, tivemos uma candidatura única ao cargo de Defensor Público-Geral. Mais do que um gesto de unidade, essa escolha expressa o compromisso coletivo com um projeto construído a muitas mãos”, afirmou.

 

Posse Dr Pedro 2025 governador

Defensor-geral e o governador Eduardo Riedel.



Sobre sua gestão anterior, o defensor-geral ressaltou avanços significativos, como o crescimento expressivo no número de atendimentos, que saltaram de 210 mil em 2022 para quase 380 mil em 2024, um aumento de 76%.

Além disso, o defensor público-geral também mencionou a expansão da estrutura da Defensoria, com novas sedes em Paranaíba, Ponta Porã, Corumbá e projeção para Ribas do Rio Pardo, Maracaju, São Gabriel do Oeste, Naviraí, Costa Rica e Jardim. Ele enfatizou o compromisso de avançar na construção da sede única da Defensoria em Campo Grande.

Outro ponto central do discurso foi a valorização das defensoras e defensores públicos, bem como dos servidores da instituição. O defensor-geral destacou a nomeação de 20 novos defensores e defensores públicos, a realização do primeiro concurso para servidores administrativos, que resultou na contratação de 180 novos colaboradores, e o fortalecimento das iniciativas voltadas ao atendimento da população.

 

Posse Dr Pedro familia

Defensor-geral e família.



“A Defensoria Pública é feita de vidas, de quem nela trabalha e de quem dela precisa. Atendemos mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pessoas privadas de liberdade, famílias em crise e diversas outras vozes que precisam de apoio”, pontuou.

Ao encerrar sua fala, o defensor-geral reafirmou seu compromisso com a autonomia da Defensoria Pública, a defesa dos direitos humanos e a promoção da justiça social.

“Acreditamos que o acesso à justiça não é um favor, é um direito. E direito não se nega, se garante”, concluiu.

 

Posse Dr Pedro segunda instancia

 


Colégio

Decano do Colégio das Defensoras e dos Defensores Públicos de Segunda Instância, Elias Cesar Kesrouani destacou a continuidade da gestão, ressaltando os desafios superados e as metas para o futuro.

“Seguimos firmes em nossa missão, enfrentando obstáculos com determinação e planejamento”, afirmou.

O defensor de Segunda Instância também enfatizou a importância da colaboração da comunidade acadêmica.

“Juntos, construiremos um ambiente ainda mais inovador e inclusivo”. Entre as prioridades, estão investimentos em infraestrutura e aprimoramento acadêmico. “Nosso compromisso é seguir evoluindo, sempre com foco na excelência”, concluiu.

 

Posse defensor 2025 sogros



Por fim, o defensor de Segunda Instância, destacou uma importante conquista na gestão do defensor-geral.

”A Segunda Instância ganhou importante espaço e visibilidade em seus casos de atuação por meio de ampla divulgação na imprensa o que nos fortalece enquanto Defensoria e o direito do assistido em receber uma ampla defesa”, pontua.

Associação

A presidenta da Adep/MS, defensora pública de Segunda Instância Nancy Gomes de Carvalho, afirmou que a Defensoria de MS tem 44 anos de história e tornou essencial na promoção da Justiça e defesa dos vulneráveis.

 

Posse Dr Pedro 2025 TRE TJMS



“Sua recondução ao cargo demonstra a confiança que todos nós depositamos em sua liderança e no seu compromisso com a justiça”, disse.

Governo

O governador, Eduardo Riedel, parabenizou o defensor público Pedro Paulo Gasparini pela sua recondução ao cargo de defensor público-geral, destacando que, mesmo sendo candidato único, a eleição foi amplamente discutida e representa uma grande responsabilidade.

“A Defensoria tem sido essencial para ajudar Mato Grosso do Sul a alcançar os resultados que temos hoje. Parabéns, Pedro Paulo, conte conosco nessa sua caminhada”.

CONFIRA AQUI TODAS AS FOTOS DO EVENTO.


 

Posse Dr Pedro 2025 primos

 

 

Posse Dr Pedro 2025 MP

 

 

Posse DR Pedro 2025 assessoria

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search