Servidoras, servidores e membros da Defensoria foram divididos em três turmas (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
Em uma iniciativa da Administração Superior, as servidoras, os servidores, as defensoras e os defensores da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul lotados em Campo Grande participam de um curso teórico e prático de primeiros socorros e combate ao princípio de incêndio.
O curso é ministrado pela equipe do Corpo de Bombeiros formada pelo capitão Henrique Manoel Falcão, pelo tenente Juarês Magalhães do Amaral, pela subtenente Patricia Sabioni e pelo sargento Mauro Diniz Bueno, cedidos à Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS).
Bombeiros cedidos à Assessoria Militar do Tribunal de Justiça ministram curso na Escola Superior (crédito da foto: Matheus Teixeira)
“O brigadista é o elo do Corpo de Bombeiros fora do quartel, é quem realiza um primeiro atendimento até o bombeiro chegar. Porque imagine uma pessoa com uma garganta obstruída: ela não consegue ficar muito tempo com o oxigênio residual, então alguém precisa realizar a desobstrução até o bombeiro chegar”, expõe Falcão.
Os bombeiros ensinam o que deve e o que não deve ser feito não somente em situações de desobstrução de via aérea – o popular engasgo –, mas também de reanimação de pessoas em parada cardiorrespiratória, combate a princípio de incêndio com as diferentes classes de extintores e controle de incêndio com o sistema de hidrante até a chegada dos bombeiros. As aulas dessa capacitação que salva vidas vão de 17 a 25 de março no prédio da Escola Superior da Defensoria.
Alunos do curso simulam manobra de Heimlich, internacionalmente praticada para desengasgo (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Bebês que estejam engasgados precisam ser atendidos de maneira diferente da dos adultos (crédito da foto: Matheus Teixeira)
“Foi muito importante participar do curso, pois foram fornecidas instruções relevantes e necessárias tanto para a minha segurança individual quanto para a profissional e de terceiros”, relata Fabianne da Silva de Sousa, analista de Direito no Núcleo Institucional de Direito de Família e Sucessões (Nufam) da Defensoria. Para ela, é fundamental saber como agir correta e rapidamente em situações de urgência e emergência, a fim de minimizar danos.
As alunas e os alunos da Defensoria estão divididos em três turmas. O defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani, coordenador do Nufam, fez parte da 1ª. “Como o fluxo diário de pessoas nas unidades da Defensoria é muito grande e, entre elas, crianças, adolescentes e idosos, servidores e membros capacitados como brigadistas e socorristas são mais propensos a tomar decisões rápidas e eficazes em situações de crise e emergência”, justifica Bariani sobre sua participação e de sua equipe.
Além do conteúdo do curso, os participantes receberam o Guia Rápido de Primeiros Socorros elaborado pela Assessoria Militar do TJMS. O material aborda parada cardiorrespiratória, desmaio, epilepsia, convulsões, fraturas, hemorragia e sangramento, choque elétrico, queimaduras, infarto, acidente vascular encefálico, engasgo, afogamento, intoxicação, envenenamento, mordida de cachorro ou gato, acidente por animal peçonhento, diabetes, hipoglicemia, febre, crise asmática, reação alérgica, entre outros assuntos.
Fabianne da Silva de Sousa, analista de Direito, aprende como reanimar pessoas em parada cardiorrespiratória (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Capitão Falcão mostra Guia Rápido de Primeiros Socorros elaborado pela Assessoria Militar do TJMS (crédito da foto: Matheus Teixeira)