Cinco defensores públicos substitutos foram recentemente empossados na Defensoria de Mato Grosso do Sul (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
A defensora pública e os quatro defensores públicos substitutos recentemente empossados na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul estão em um mês de capacitação a fim de que possam ser bem integrados. Em uma das atividades, entenderam como funciona a comunicação institucional, a gestão de crises e a importância de o órgão manter um bom relacionamento com a imprensa externa.
“Essa formação faz parte do planejamento estratégico da atual gestão, que prioriza uma comunicação cada vez mais assertiva com os públicos que se relacionam com a Defensoria, como assistidas e assistidos, imprensa e instituições parceiras”, explica a jornalista Carla Gavilan, coordenadora de Comunicação e Imprensa da Defensoria e facilitadora do treinamento sobre comunicação institucional, ministrado nesta semana na Escola Superior.
Paulo Henrique Americo Lucindo, um dos novos defensores substitutos de Mato Grosso do Sul, vê a iniciativa como bastante importante, “haja vista a necessidade de o defensor e a defensora se comunicarem de forma transparente com o assistido e com a imprensa, evitando ruídos de comunicação”. Para ele, membros da Defensoria que se comunicam melhor contribuem à “construção positiva da imagem institucional”.
A defensora pública substituta Stephany Oliveira Giardini Fonseca, que também está em seu mês de capacitação, confessa que acessou bastante o site da Defensoria à época em que estudava para o concurso de membro deste órgão. “O site é bem atualizado, então ele era favoritado durante a minha preparação. Acessá-lo fez com que eu tivesse bastante proximidade com a instituição mesmo antes da posse”, relata.
Carla Gavilan: “É um momento oportuno para explicarmos fluxos e padronização de trabalho da Comunicação da Defensoria” (crédito da foto: Matheus Teixeira)