Representantes do Nudem vão a centro de idosos e abordam enfrentamento a violências de gênero (crédito da foto: cedida)
Texto: Matheus Teixeira
Os trabalhos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul acontecem também fora dos muros da instituição. Agora em março, mês das mulheres, isso fica bem claro por meio de diversas ações realizadas pelo Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) junto à sociedade. A intenção é promover a educação em direitos humanos, com foco especial no enfrentamento às violências de gênero.
No dia 11, a defensora Thaís Dominato Silva Teixeira, da 1ª Defensoria Pública de Defesa da Mulher de MS, a assistente social Elaine de Oliveira França e a assessora jurídica Thaís Rebello Miyasato de Faria conversaram com 300 idosas e idosos no Centro de Convivência de Idosos Vovó Ziza, em Campo Grande. De acordo com Teixeira, “as mulheres disseram que se tivessem tido essas informações na juventude não teriam passado por tantas violências, e agora querem apoiar suas filhas e netas”.
Na quinta-feira (13), a defensora titular da 1ª Defensoria Pública de Defesa da Mulher palestrou no evento “Violência contra a Mulher: necessidade de reflexão e prevenção”. Foi uma atividade on-line e presencial – na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) – organizada pelo TRT24 e pela Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Também ontem (13), Zeliana Luzia Delarissa Sabala, defensora pública de 2ª instância e coordenadora do Nudem, e a defensora Edmeiry Silara Broch Festi, da 2ª Defensoria Pública de Defesa da Mulher, falaram com estudantes sobre a Lei Maria da Penha no Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, na capital sul-mato-grossense. O intuito do encontro foi fazer com que todos evitem que as mulheres passem por violências.
Em continuidade às ações extramuros da Defensoria Estadual, Sabala esteve hoje (14) na Praça Poesia de Campo Grande, onde dialogou com mulheres atendidas pela Unidade de Saúde da Família “Conselheiro de Saúde Edney Arantes de Campos”, do bairro Nova Bahia. A conversa sobre “Direitos e Cidadania da Mulher” foi viabilizada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Por fim, a coordenadora do Nudem estará com militares da Base Aérea de Campo Grande na tarde de 18 de março para ter uma conversa sobre as violências de gênero. E como uma das primeiras atividades do Nudem alusivas ao mês das mulheres, na segunda (10) Teixeira participou de uma transmissão ao vivo pela internet, a convite da secretária de Administração de Cassilândia, Bruna Colagiovanni Girotto Fernandes, para falar sobre o tema “Violência psicológica: como identificar e quebrar o ciclo no relacionamento”.