Defensora Maria Clara de Morais Porfirio palestra para calouros e veteranos de graduação (crédito da foto: cedida)
Texto: Matheus Teixeira
Com vistas a manter o diálogo aberto com a comunidade pertencente ao ensino superior, e transmitir informações sobre direitos humanos, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul se fez presente, por meio de uma palestra, na aula magna de 2025 do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) do câmpus de Aquidauana.
A Defensoria foi representada por Maria Clara de Morais Porfirio, defensora pública em Miranda. “A oportunidade de falar com alunas e alunos é sempre um momento de muita representatividade e simbologia. Essa fase da Academia precisa de norte e apresentar a Defensoria pode servir de incentivo para que, no futuro, os bacharéis venham a reforçar nosso quadro”, expõe.
A aula magna do Direito da Uems, voltada a calouros e veteranos, teve o tema “Direitos humanos e minorias: a luta por igualdade e reconhecimento” e foi realizada na semana passada. Porfirio palestrou sobre o assunto, assim como o secretário-executivo de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Eurídio Ben-Hur Ferreira.
Para a defensora, que é uma mulher preta, universitários da área jurídica que se desenvolvem profissionalmente com olhar para os direitos humanos e com o recorte étnico-social tenderão a ser profissionais melhores. Em tempo, ela destaca que a Defensoria é uma das instituições que mantêm “políticas públicas que promovem a entrada da população negra nos cargos de poder e direção”.