Defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini na solenidade de inauguração da sede própria de Corumbá.
Texto e imagens: Carla Gavilan
Uma plateia lotada prestigiou a inauguração da nova sede própria de atendimento da Defensoria Pública de Corumbá, na noite dessa quinta-feira (20).
O evento reuniu defensoras, defensores, servidoras, servidores, autoridades políticas, do Exército, Marinha, representantes Estado, Governo e municípios de organizações da sociedade civil, e foram recepcionadas pelo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, acompanhado pelo coordenador da 2ª regional, defensor Fernando Eduardo Silva.
Evento teve a apresentação cultural da Orquestra de Câmara do Pantanal, do Moinho Cultural.
As convidadas e convidados foram recebidos, ainda, pelas defensoras e defensores que atuam na comarca de Corumbá, Juliana Borher, Jamile Serra Azul, Rebecca Pantoja, Carlúcio Germano e Pedro Lenno.
Participaram, também, a corregedora-geral, Salete de Fátima do Nascimento; o assessor para assuntos institucionais, Mateus Augusto Sutana e Silva; os defensores adidos ao gabinete, Gustavo Pinheiro e Pedro Leite; o defensor público Fábio Rogério Rombi da Silva, representando a Adep-MS; e as defensoras públicas Valdirene Gaetani Faria, da comarca de Campo Grande; e Maria Clara de Moraes Porfírio, que atua na comarca de Miranda.
Defensoras e defensores públicos na cerimônia de inauguração da sede própria de atendimento da Defensoria de Corumbá.
SONHO x AVANÇO
Em seu discurso, o defensor público-geral disse o quanto a solenidade significava a realização de um sonho para muitas pessoas.
“A primeira tratativa começou lá em 2015, com a cedência desse espaço, que foi renovada com o defensor Fábio Rombi, em 2019, e a licitação e construção de toda essa estrutura, que hoje estamos entregando à população, no ano de 2020. Os desafios foram grandes, tanto materiais quanto de saúde, pois enfrentamos uma pandemia e tivemos também dificuldades no processo, e todas superadas graças ao esforço e trabalho da nossa equipe na Defensoria Pública”, comentou Gasparini.
Solenidade de inauguração da sede própria de atendimento da Defensoria Pública de Corumbá.
As defensoras e defensores que estiveram à frente do trabalho de construção da unidade, como Valdirene Gaetani, Patrícia Cozzolino, Gustavo Pinheiro, foram reverenciados em sua fala. “É uma grande felicidade entregar este prédio, que é de toda a nossa população. De todas as nossas assistidas e assistidos, pessoas que ganham, em média, uma renda de dois, dois salários e meio para baixo. Para um Estado que tem dois milhões e seiscentos mil habitantes, é significa muito”, afirmou, complementando que a Defensoria irá avançar ainda mais na região do Pantanal, “com a criação de mais um órgão de atuação na nossa comarca de Corumbá”, divulgou.
Inauguração da sede própria de atendimento da Defensoria Pública de Corumbá.
O coordenador da 2ª Regional pontuou que a inauguração representa um marco não só para as instituições essenciais ao sistema de justiça, mas para a própria democracia.
Coordenador da 2ª Regional, defensor público Fernando de Andrade.
“Este prédio é a casa do povo, feita pelo povo e para o povo. Dentro dessas paredes será concretizado, dia após dia, mês após mês, ano após ano, o direito inalienável da população necessitada ser ouvida e de ter suas demandas atendidas, dentro dos limites do ordenamento jurídico”, enfatizou o defensor Fernando Eduardo Silva de Andrade.
Ao comentar sobre o seu período de quase seis anos de atuação em Corumbá e como defensor-geral, o defensor Fábio Rombi reforçou a importância do novo espaço de atendimento da Defensoria Pública.
Defensor público Fábio Rombi.
“Esse local não está sendo entregue como um favor para o povo de Corumbá e de Ladário, mas como um direito de todo cidadão a ter uma assistência jurídica digna e eficiente. E isso começa desde o momento em que ele senta nessa cadeira, num local com capacidade de receber bem essa pessoa, que, no mais das vezes, vem aqui em um momento muito difícil da sua vida. Então, isso é trazer dignidade ao povo”, destacou.
DPE x DPU
Defensor público-geral assina termo de cooperação com DPU.
A cerimônia marcou a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Defensoria Pública do Estado de MS e a Defensoria Pública da União (DPU), em que a DPE disponibiliza uma sala de atendimento de uso exclusivo mais uma área compartilhada na recepção do novo prédio de Corumbá, e, em contrapartida, a DPU se responsabiliza pela presença de segurança institucional.
Defensor público-geral federal assina termo de cooperação com DPE-MS.
“É uma união de esforços para o melhor atendimento da população dessa região, caracterizada pela fronteira com a Bolívia e intenso fluxo de pessoas em situação de imigração e refúgio que precisam dos nossos serviços”, destacou o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini.
Defensor público-geral federal.
Para o defensor público-geral federal, as duas Defensorias em um mesmo espaço físico facilitarão o acesso à justiça. “Visamos, com essa proposta, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial dos direitos individual e coletivos de forma integral e gratuita aos necessitados”, ressaltou Leonardo Cardoso Magalhães.
PARCEIROS
Prefeito de Corumbá.
Durante a cerimônia, o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, afirmou que a Defensoria é um grande ativo em favor da dignidade e na redução do combate às desigualdades sociais. “Para Corumbá, uma cidade de importância estratégica, geográfica e econômica, que faz fronteira importante para o Brasil, ter a presença da Defensoria Pública do Estado, para nós, é uma grande satisfação”, disse.
Prefeito de Ladário.
O chefe do executivo de Ladário, Munier Sadeq Ramunieh, reforçou o empenho do município em realizar novas parcerias com a Defensoria. “Sabemos que a nossa missão em Ladário não é fácil, mas saibam que nosso grupo está muito dedicado em conseguir reconstruir projetos e parcerias. Contem com Ladário para o precisarem”, pontuou o prefeito.