Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), inicia nesta quarta-feira (12) o projeto “Defensores Cidadãos”, voltado à educação em direitos para a população. A primeira edição deste ano será realizada às 18h30 na Escola Municipal Professora Maria Regina Vasconcelos Galvão, em Campo Grande, com palestras sobre acesso à justiça e direito à moradia.
O diretor da ESDP, defensor público Igor César de Manzano Linjardi, destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso à informação jurídica, especialmente entre aqueles que mais precisam. “Nosso público-alvo são as pessoas que menos têm acesso à informação que, por meio da Escola, recebem conhecimento sobre os direitos fundamentais”, afirmou.
A programação contará com a palestra “Acesso à Justiça”, oferecida pela defensora pública Renata Gomes Bernardes Leal, gestora da coordenação de Projetos e Convênios, que abordará como acessar os serviços jurídicos gratuitos. Já a defensora pública Regina Célia Rodrigues Magro, coordenadora do Núcleo de Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais, falará sobre “Direito à Moradia”, que esclarecerá temas como regularização fundiária e políticas habitacionais.
Uma novidade desta edição é a realização dos encontros nos bairros da cidade, aproximando ainda mais a Defensoria Pública da comunidade. “Antes, as pessoas vinham até a nossa sede. Agora, levamos o programa diretamente até elas, facilitando o acesso à informação e permitindo que os participantes multipliquem esse conhecimento”, ressaltou Linjardi.
O evento é o primeiro de uma série de encontros planejados para este ano, com temas variados voltados a diferentes públicos, como mulheres vítimas de violência doméstica, idosos e questões criminais. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Prefeitura de Campo Grande.