Defensoria celebra termo com Uems para ter intérpretes de Libras em eventos

Brown wooden judge mallet on the background of open book

Organizadores de eventos que queiram contar com intérpretes deverão acionar Escola Superior; sinal da foto significa “Eu te amo” (crédito da foto: Matheus Teixeira)


Texto: Matheus Teixeira

Em atenção à acessibilidade, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul poderá contar com intérpretes e tradutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em seus eventos e ações presenciais e virtuais, tanto para o público interno quanto para o externo, a partir de celebração de termo de cooperação mútua com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

“A acessibilidade linguística é um direito assegurado por lei e é um passo essencial para promover a equidade e a participação de todos na sociedade. Assim, a presença de um intérprete é fundamental para garantir a inclusão e a acessibilidade de pessoas surdas, assegurando que tenham pleno acesso às informações e possam participar ativamente das atividades”, justifica Renata Gomes Bernardes Leal, defensora pública de 2ª instância e gestora de Projetos e Convênios.

Para Mateus Augusto Sutana e Silva, defensor público e assessor para assuntos institucionais, “a inclusão de intérpretes de Libras nos eventos fortalece o compromisso da Defensoria Pública com a acessibilidade e a igualdade de oportunidades, e garante que a comunicação não seja uma barreira para o acesso à justiça e à informação”. De acordo com ele, com a iniciativa a Defensoria promove cidadania, inclusão e respeito à diversidade.

Os organizadores de eventos e ações da Defensoria que queiram contar com intérpretes e tradutores de Libras deverão acionar a Escola Superior da Defensoria Pública (EDSP), que verificará a disponibilidade dos profissionais a partir de contato direto com a Divisão de Inclusão Educacional da Uems, que prestará o serviço gratuitamente. O termo recentemente assinado tem, inicialmente, vigência até 27 de dezembro de 2026, mas futuramente poderá ser prorrogado.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search