Defensora Zeliana Sabala (de rosa, a mais alta) representa defensor público-geral na solenidade (crédito da foto: SCom TJMS)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, representada pela defensora pública de 2ª Instância e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Zeliana Luzia Delarissa Sabala, compareceu ao lançamento do Monitor da Violência contra a Mulher – uma ferramenta do governo estadual e do Poder Judiciário criada para a prevenção, o monitoramento e o enfrentamento às violências de gênero.
“É excelente para auxiliar na produção acadêmica, de políticas públicas e de atuação efetiva para identificação do racismo estrutural que coloca mulheres negras em situação de extrema vulnerabilidade e para redução da violência contra a mulher”, analisa Sabala. O Monitor da Violência contra a Mulher, lançado em 27 de janeiro, foi proposto pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
De acordo com o TJMS, o monitor apresenta informações de boletins de ocorrência, de processos judiciais, de medidas protetivas de urgência e canais de atendimento. É possível, ainda, ver números da década, “que contribuem para a educação em direitos humanos das mulheres e dos vetores dessa violência, que são os homens, na sociedade patriarcal e machista em que vivemos”, pontua a coordenadora do Nudem da Defensoria Pública.
Desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, uma das idealizadoras do Monitor da Violência contra a Mulher, com Sabala (crédito da foto: cedida)