Apresentação da Orquestra Fábrica do Som no evento do STF, em Brasília. Imagem: STF.
Texto: Carla Gavilan com informações e imagens do portal STF
Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social Fábrica do Som, mantido por defensoras e defensores públicos de MS, realizaram a abertura da primeira edição do STF Inspira, em Brasília, no último dia 10 de dezembro de 2024.
Crianças e adolescentes do projeto Fábrica do Som no STF Inspira, realizado em Brasília. Imagem: STF.
O evento, organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi idealizado para a celebração do Dia da Justiça, comemorado em 08 dezembro, e teve o objetivo de promover reflexões e o compartilhamento de experiências relacionadas à segurança pública, alimentação, acessibilidade, dentre outras pautas, com foco no tema “A Constituição é sua”, conforme apresentado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Maestro, alunas e alunos do Fábrica do Som com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Imagem: STF.
“A Constituição é um projeto de país, em que estão abrigados valores que nos guiam como uma bússola para o futuro. Portanto, você não pode ter se dado conta, mas a Constituição existe para fazer a sua vida melhor e para fazer com que as pessoas se tornem a melhor versão de si mesmas”, disse o ministro.
Na cerimônia, os músicos em formação da Fábrica do Som apresentaram as obras O Pastorzinho, Canon, Ode a Alegria, Jingle Bell e Parabéns.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, na apresentação da orquestra em Brasília, acompanhado da diretoria da Fábrica do Som e da Adep-MS.
“Essa apresentação demonstra o quanto as oportunidades podem ser determinantes na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelas Defensorias Públicas do nosso Brasil. Presenciar essas crianças, que muitas vezes enfrentam realidades tão desafiadoras, brilhando aqui em um evento tão significativo como este, reforça a importância de investirmos no acesso à educação, à cultura, ao esporte e lazer. A música aqui não é apenas arte, é um instrumento de inclusão e cidadania que ecoa o compromisso de toda a sociedade com um futuro mais justo e igualitário”, afirmou o público-geral, Pedro Paulo Gasparini, que em agenda institucional na capital federal com o Condege e Anadep, prestigiou a apresentação da orquestra.
O evento teve a presença, ainda, da diretora da Fábrica do Som, defensora de 2ª instância Ângela Chamorro; do diretor, defensor Eugênio Luiz Dameão; e da 1ª vice-presidenta da Adep/MS, Graziele Carra Dias.
Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto com a diretoria da Fábrica do Som, durante visita ao STF. Imagem: STF
O evento contou com 12 palestras de 15 minutos que foram transmitidas ao vivo pelos canais do STF e da TV e Rádio Justiça no YouTube. A apresentação da Orquestra Fábrica do Som pode ser conferida aqui.