A Defensoria Pública, por meio de Acordo de Cooperação com o TJ/MS. TRT e TRE/MS, compartilha o espaço físico nos Pontos de Inclusão Digital
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da instalação do Ponto de Inclusão Digital (PID), do Tribunal de Justiça de MS, em Jaraguari.
Na solenidade, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, foi representado pela gestora de projetos e convênios, defensora pública de Segunda Instância, Renata Gomes Bernardes Leal que, foi recebida pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins.
A iniciativa, realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em parceria com a prefeitura municipal, tem como objetivo melhorar a eficiência no atendimento à população e ampliar o acesso dos cidadãos à Justiça.
Conforme a gestora Renata Leal, a Defensoria Pública, por meio de Acordo de Cooperação com o TJ/MS. TRT e TRE/MS, compartilha o espaço físico nos Pontos de Inclusão Digital – PID, para que, nos lugares onde não possua estrutura física, os assistidos e assistidas tenham acesso facilitado para informação, orientação e serviços.
“Assim, a iniciativa do Poder judiciário com os Pontos de Inclusão Digital são mais do que estruturas físicas e tecnológicas, representam um compromisso com a cidadania permitindo que as pessoas, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade, tenham acesso mais ágil e eficiente aos serviços judiciários. Para a Defensoria Pública, essa iniciativa reafirma o valor das parcerias institucionais e reforça nosso papel em garantir que ninguém fique desassistido em suas demandas”, pontua.
Ponto de Inclusão Digital
Os Pontos de Inclusão Digital são estruturas físicas e tecnológicas adequadas para a realização de atos processuais. Por meio desses espaços, o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos podem atuar em futuras parcerias para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais, proporcionando maior agilidade e efetividade na resolução de demandas.