Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou o Mutirão Migra-Ação, no último sábado (30), na Arena do Horto Florestal, em Campo Grande. A ação contou com o atendimento móvel da Van dos Direitos, que oferece suporte jurídico a migrantes, imigrantes e pessoas em situação de rua. A iniciativa encerrou a programação da Semana Estadual dos Direitos Humanos.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, a presença da Defensoria Pública facilita o acesso à população que necessita de qualquer tipo de atendimento do poder público.
“A Defensoria chega para prestar encaminhamento jurídico, como vaga em escola, creche ou questões de saúde. O objetivo aqui é solucionar demandas e oferecer suporte junto aos nossos parceiros”, destacou.
Entre os atendimentos estava Misleydi Hechevarria Fraga, uma migrante que buscava assistência para a filha com autismo. “Ela precisa de terapia e fonoaudiologia, mas pelo SUS o encaminhamento ainda não chegou. Hoje fui orientada pela Defensoria sobre os passos a seguir e agradeço pela paciência e explicação. Foi um atendimento excelente”, relatou.
A venezuelana Noheli del Valle também encontrou na Defensoria Pública a ajuda necessária para questões relacionadas à documentação e aos direitos dos migrantes. “Recebi orientações fundamentais e espero que outras pessoas possam ter acesso a esse tipo de atendimento”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a presença da defensora pública Cláudia Fassa e do secretário-executivo de Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira, além de instituições parceiras que estiveram no local para auxiliar a rede de atendimento e acolhimento às populações atendidas.