Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul mobilizou a Van dos Direitos para oferecer serviços jurídicos e sociais no entorno da antiga rodoviária de Campo Grande, na última quarta-feira (30). A ação teve como foco atender pessoas em situação de rua, que não conseguem acessar os serviços de forma convencional.
A coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora Thaisa Raquel Defante, explicou a escolha da região e destacou a importância da iniciativa para esse público.
“A área escolhida é justamente porque as pessoas em situação de rua acessam esse local. Muitas não vão até a Defensoria, então a instituição vem até elas. A maior demanda é por documentação, mas também tem bastante solicitação por andamento de processos e benefícios sociais”, explica a defensora.
A iniciativa também contou com o coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), Arthur Demleitner Cafure, e do defensor Thales Chalub Cerqueira, além da equipe de assessoria que auxiliou nos atendimentos e a esclarecer sobre direitos.
Rodrigo Santos Souza, um dos assistidos, expressou gratidão pela iniciativa. “Hoje vim aqui nesta ação, pois perdi toda minha documentação. Recebi orientação e encaminhamentos. Esta foi a primeira vez que fui atendido e achei excelente.
Sobre os atendimentos itinerantes – A Van dos Direitos é uma iniciativa que busca levar cidadania a quem mais precisa, promovendo educação em direitos e acesso rápido a orientações e documentos.
O projeto da Defensoria de Mato Grosso do Sul começou a rodar pelo Estado em 7 de julho de 2021, após a chegada de dois veículos viabilizados por meio de acordo de cooperação técnica firmado com o governo federal e com recursos de emenda parlamentar do então senador Waldemir Moka.