Fotos: Gerson Walber - OAB/MS
Texto: Vitor Ilis | Com informações da OAB/MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou, em parceria com a ESA/MS, o Simpósio “Tutela do Consumidor na Era da Hiperconectividade”, na última semana, em Campo Grande. O evento abordou os desafios e transformações que as novas tecnologias trazem para o direito do consumidor e reuniu importantes nomes da área jurídica, como representantes da Defensoria, Procon e OAB/MS.
O diretor da Escola Superior da Defensoria (ESDP) Igor Linjardi, que representou o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini no simpósio, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para fortalecer a educação e a troca de conhecimento jurídico.
“Em nome da Defensoria Pública, gostaria de agradecer ao convite e parabenizar os palestrantes. Reforço que a Escola Superior da Defensoria é uma parceira da ESA/MS e estamos sempre à disposição para colaborar com a realização de eventos tão relevantes, como o de hoje”, disse.
O encontro recebeu a palestra do coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nuccon), defensor público Carlos Eduardo Oliveira, que trouxe uma reflexão sobre o impacto da digitalização na formação de riquezas.
“Antigamente, quem monopolizava a riqueza eram os donos de terra, e nós passamos por um novo ciclo que é o de informação de dados, agora conectado com quem detém as plataformas”, destacou.
Entre os temas discutidos no simpósio, destacaram-se as vulnerabilidades digitais e as fraudes eletrônicas, que têm afetado cada vez mais os consumidores, especialmente os que não possuem amplo domínio das ferramentas tecnológicas.
O simpósio fez parte de uma série de eventos que celebram o aniversário de 34 anos do Código de Defesa do Consumidor, um marco na proteção dos direitos dos consumidores brasileiros.