Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública Geral do Estado realizou a palestra ‘Inteligência Financeira e Consumo: Como construir segurança financeira pessoal’, nessa quinta-feira (29), para servidoras e servidores.
Ministrada pelo coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nuccon), defensor público Carlos Eduardo Oliveira, o encontro destacou a importância da gestão financeira consciente e controle emocional nas práticas de consumo.
Coordenador do Nuccon, defensor público Carlos Eduardo Oliveira.
“O problema da maioria de nós é o descontrole. Compramos sem ter noção das consequências, e quando percebemos, estamos endividadas, sem condições de honrar os pagamentos”, afirmou o defensor público.
Na conversa, o coordenador trouxe dados alarmantes de uma pesquisa nacional sobre o endividamento, que registrou um índice de 45% de entrevistados que adquiriram algo nos últimos três meses sabendo que seria difícil de pagar. “É como se confiássemos em um milagre para resolver nossos problemas financeiros, mas a realidade é que, sem controle, as dívidas só aumentam”, acrescentou.
"Então assim, é importante ter um controle, porque às vezes você vai tomar uma dívida, você vai dar um passo que não vai funcionar", ressalta o defensor.
A palestra também abordou os efeitos das finanças na saúde mental. Segundo o defensor público, as despesas afetam diretamente a concentração e a produtividade das pessoas. “Dívida é um negócio que afeta a saúde mental. 74% dos entrevistados relataram dificuldades em se concentrar nas tarefas diárias por causa de preocupações financeiras”, destacou.
O defensor público concluiu a palestra com um apelo para que as pessoas busquem educação financeira e aprendam a gerenciar suas emoções em relação ao dinheiro. “Inteligência financeira tem a ver com nossas emoções e comportamentos. Se não sabemos gerenciar nossas emoções, estamos propensos a tomar decisões financeiras que nos prejudicam”, finalizou.
O assessor para Assuntos Institucionais, defensor público Mateus Sutana, realizou a abertura da palestra.
O evento foi mais uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado para promover a conscientização e fornecer ferramentas práticas para os cidadãos poderem lidar melhor com suas finanças, evitando o superendividamento e os problemas que ele acarreta suas vidas pessoais e profissionais.
Servidoras e servidores da DPGE/MS presentes na agenda.