Texto: Ellen Albuquerque
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do 9º Encontro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Região Centro-Oeste e 1º Congresso da ABMCJ-MS, nesta quinta-feira (22), no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Nesta edição, o encontro teve como tema “Avanços e Desafios da Paridade de Gênero nas Instituições”.
A subdefensora pública-geral, Lucienne Borin, representou a instituição e falou sobre a importância de discutir o tema na carreira jurídica e com toda a população.
“Um tema oportuno e necessário. Celebrar o que já foi conquistado e debater os desafios da paridade de gênero nas instituições, o que ainda deve ser construído. Toda vez que a mulher tem o poder de decisão nas mãos, é sempre pensando no coletivo, é para todas e todos, a sociedade se beneficia”.
A palestra magna do evento foi conduzida pela ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça.
“Em 2010, a ONU mudou os seus objetivos, substituindo a igualdade de gênero por combate à discriminação. Ela teve realmente o entendimento de que era preciso mudar o conceito. Quando se fala em igualdade, era difícil estabelecer critérios políticos unificados para políticas de natureza internacional, em razão das mulheres serem diferenciadas, grupos de mulheres absolutamente diferentes entre si”.
Também participaram da agenda a defensora de Segunda Instância, Olga Lemos Demarco, e a coordenadora do Nudem, defensora pública de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala.