Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou um evento sobre a importância do afeto e do cuidado paterno, na tarde de segunda-feira (19).
O encontro aconteceu no auditório Pantanal, localizado na sede da Defensoria Pública-Geral, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A palestra, intitulada “Ausências e Presenças: A Relevância do Afeto e do Cuidado Paterno”, foi ministrada pelo mestre em educação, filósofo e psicólogo Wercy Rodrigues Costa Júnior, e reuniu defensores públicos e servidores que exercem a paternidade.
Conforme o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, o evento foi promovido pelo Departamento de Atendimento Psicossocial de Promoção e Vigilância à Saúde, em parceria com a Assessoria para Assuntos Institucionais da Defensoria Pública de MS.
“Tivemos a oportunidade de participar de uma palestra que aborda um tema de extrema importância para todos nós, especialmente para aqueles que têm a responsabilidade de exercer a paternidade. A palestra nos trouxe reflexões profundas sobre o papel do pai na vida dos filhos considerando que, vivemos em tempos onde as demandas profissionais muitas vezes nos afastam do convívio familiar”, disse o defensor-geral.
O assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva, pontuou que “o encontro foi uma oportunidade valiosa para os pais que atuam na Defensoria Pública, oferecendo um espaço para reflexões sobre as responsabilidades e os desafios da paternidade, e reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores e suas famílias”.
Palestra
Durante a palestra, o psicólogo Wercy compartilhou suas experiências profissionais, acadêmicas e ressaltou a necessidade de uma paternidade consciente e ativa.
“O cuidado paterno vai além do provimento material; envolve presença, afeto e participação ativa na vida dos filhos, fatores essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças”, afirmou.
Uma das idealizadoras do evento, a psicóloga Janine Dittrich, do Departamento de Atendimento Psicossocial, enfatizou a relevância do evento para a promoção do bem-estar dos servidores.
“Pensando em promover momentos de bem-estar aos defensores e servidores, ações como essa são essenciais. Este evento nos proporciona momentos de conexão emocional, resgate de memórias afetivas e troca de experiências, fortalecendo os laços entre os membros da nossa instituição”, destacou.