Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de MS participou na tarde dessa quarta-feira (14) do Plano Clima Participativo - Plenária Territorial do Bioma Pantanal. O evento foi uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.
A plenária aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
No evento, o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, foi representado pelo assessor para assuntos institucionais, defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva.
O encontro teve a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
“A Defensoria Pública de MS é parceira de eventos que incluem a escuta qualificada de movimentos da sociedade civil organizada para construir políticas públicas e ações efetivas que promovam mudanças significativas no nosso dia a dia”, pontua.
Plenária
As reuniões têm o intuito de engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.
A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo CIM (Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.
Das plenárias sairão propostas que poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro. E o resultado de todo o processo de formulação de instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, com participação direta da sociedade civil, será apresentado na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro do próximo ano.