Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, nessa quarta-feira (07), do lançamento da Campanha Agosto Lilás promovida pela Prefeitura de Campo Grande, que este ano tem como tema “Feminicídio Zero”. A iniciativa visa fortalecer o combate à violência de gênero por meio de ações preventivas nas unidades municipais de ensino.
Representando o defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini e a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Zeliana Luzia Delarissa Sabala, a gestora de Projetos e Convênios e defensora pública de 2ª Instância Renata Gomes Bernardes Leal, enfatizou a importância do evento, que celebrou os 18 anos da Lei Maria da Penha e os 10 anos do Nudem.
“Esse é um mês muito importante para o país, onde se comemora 18 anos da Lei Maria da Penha, mas para a Defensoria também é muito importante, porque esse ano completamos 10 anos de Núcleo de Defesa da Mulher. Um núcleo muito atuante, que participa e produz muitas ações, muito atendimento e encaminhamento de mulheres em todo esse tempo”, pontuou a gestora.
O evento aconteceu na Casa da Mulher Brasileira e reuniu lideranças femininas, como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; a secretária de Saúde, Rosana Leite de Melo; a secretária adjunta de Educação, Maria Lúcia de Fátima Oliveira; e a subsecretária de Políticas para Mulheres, Carla Stephanini.
Com foco na prevenção, a campanha intensificará ações nas escolas, oferecendo capacitação à comunidade escolar, equipe pedagógica, alunos, pais e responsáveis.
“Aqui tem uma Casa da Mulher Brasileira, tem uma Delegacia Especializada, tem a Defensoria Pública que atende só as mulheres vítimas. Então nós temos uma estrutura muito grande para a proteção dessas mulheres.” finaliza a defensora.