Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul esteve na abertura da exposição “Chá no meu jardim”, da renomada artista plástica Ana Ruas.
O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (2), no “Espaço Saber” dentro do Tribunal de Contas do Estado, onde a segunda subdefensora pública-geral, Lucienne Borin Lima, foi recebida pela artista.
“A Defensoria parabeniza a artista pelas obras e reforça que a arte desempenha um papel fundamental na conscientização e mobilização social. Além disso, é instrumento de educação e verdadeiro transformador da sociedade, considerando seu importante papel ainda na primeira infância”, pontua.
A artista relata que a ideia da exposição surgiu no jardim de sua casa. Para isso, além das telas de sua autoria, ela também trouxe para o espaço alguns objetos de seu uso pessoal, como xícaras, canecas, cadeiras, almofadas, entre outros.
“É com imensa alegria que ‘invadi’ o Espaço Cultural do TCE-MS com o meu jardim, trazendo um pouco do meu quintal para cá, preparando esse ‘Chá no meu Jardim’. Uma exposição que é um presente para Campo Grande, no mês de seu aniversário, um presente para a cidade que me acolheu com tanto carinho há 28 anos, quando vim do Rio Grande do Sul”, explicou Ana Ruas.
Artista
Nascida em Machadinho (RS), a artista vive e trabalha em Campo Grande (MS) desde 1996. Ana Ruas começou a pintar temas relacionados a natureza desde 2016, após uma visita no Jardim Monet, em Giverny, na França.
Com trabalhos reconhecidos mundialmente com os Prêmios Funarte Mulheres nas Artes Visuais e PIPA, sua obra encanta, convida e instiga as pessoas a fazerem uma reflexão sobre o espaço e o lugar habitado. Seu ateliê acolhe, convida, reúne e hospeda pessoas interessadas em discutir assuntos que permeiam a contemporaneidade.
TCE
Para o conselheiro DO TCE Marcio Monteiro, ter um espaço na Corte de Contas, que valoriza a cultura e o saber, é importante para o fomento da arte entre os servidores e as pessoas que aqui visitam.
“É nosso dever constitucional estar aqui analisando as contas públicas, mas também é nosso dever promover o social. O Tribunal criando mais uma oportunidade para a população de nosso Estado, com um espaço aberto para todos os segmentos e para a cultura e arte de nosso Estado. E, com essa beleza da exposição que a Ana Ruas nos oferece hoje, é mais um exemplo disso. Quero parabenizar a Ana e ao Tribunal de Contas por esse momento tão rico”, pontuou.
Exposição
A exposição poderá ser vista no Espaço Cultural do TCE-MS de 2 de agosto a 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O Espaço Cultural do TCE-MS é um espaço de saber, que aproxima as novas gerações do legado deixado pelas antigas, contribuindo com a formação das crianças, reforçando o olhar pedagógico, despertando a imaginação e oportunizando cultura a todos.