Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul apresentou os desafios na Saúde e Direitos Humanos na 445ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande.
O evento foi realizado nesta quarta-feira (24), no Auditório da Assistência de Apoio aos Órgãos Colegiados (AAOC).
A instituição foi representada pelas coordenadoras do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), defensora pública Eni Mari Sezerino Diniz e pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante.
A sessão, organizada pela mesa diretora do Conselho, contou com a participação de representantes do Fórum Municipal de Políticas Públicas para e com as Pessoas em Situação de Rua de Campo Grande, além de autoridades e membros da sociedade civil.
O evento começou com uma mesa temática dedicada à saúde e à população em situação de rua, conduzida pelo Fórum Municipal.
“A Defensoria contextualizou a situação nacional das pessoas em situação de rua, destacando a urgente necessidade de um indicador local para quantificar e perfilar esse grupo. Além disso, também apresentamos o histórico e os objetivos do fórum”, detalha a coordenadora do Nudedh.
Na sequência, a coordenadora do NAS, pontuou as principais reivindicações discutidas na área da Saúde.
“Um dos pontos centrais da discussão foi o fortalecimento do Consultório na Rua e a necessidade de uma segunda equipe para melhor atender essa população vulnerável. A gestão municipal informou que, de acordo com registros do SUS, Campo Grande possui mais de 2.500 pessoas em situação de rua e mencionou um estudo em andamento para implementação de uma segunda equipe em 2025”, ressalta a defensora.
Compromisso
O secretário-adjunto de Saúde, Altecir Dutra, e a coordenadora da Atenção à Saúde Bucal, Cristiane, endossaram o compromisso de buscar soluções dentro das limitações orçamentárias e estruturais existentes.
Durante a reunião, uma carta com as reivindicações discutidas foi entregue ao Secretário Adjunto, refletindo as preocupações e demandas na área da saúde pública. Outra carta foi entregue à Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, que presidia a reunião.
O evento terminou com o compromisso renovado de todas as partes presentes em focar na melhoria contínua das condições de saúde da população em situação de rua através de ações concretas e eficazes.
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde e membras do Fórum Municipal, como Lesly Lidiane Ledesma e Aparecida Queiroz, também estiveram presentes na reunião.