Texto: Carla Gavilan
Foi para um auditório lotado que a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, e demais parceiros realizam hoje (27) a abertura do COMPAR II Congresso Nacional Mulheres pela Paridade e II Congresso Estadual.
Com o tema Igualdade, Paridade e Democracia, o evento deste ano traz palestrantes renomadas do país e reúne autoridades regionais e nacionais para discutir questões fundamentais sobre a participação das mulheres na sociedade.
“É com imenso orgulho, alegria e sentimento de otimismo que a Defensoria Pública de está aqui hoje, é uma das instituições parceiras desse evento e que tem representação no Fórum. Hoje, nos reunimos para reafirmar nosso compromisso com a igualdade e para celebrar os avanços que já alcançamos, ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios que ainda enfrentamos. A paridade começa onde estamos, nas instituições e espaços onde podemos promover, escolher e decidir valorizar a presença das mulheres. É fundamental que criemos oportunidades para que elas tenham espaço, voz e participem ativamente nas tomadas de decisão”, destacou o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini.
A Defensoria Pública de MS é representada no Fórum pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Zeliana Sabala, uma das organizadoras da edição deste ano.
“Trabalhamos ativamente para que mulheres de diferentes áreas e representações pudessem estar conosco nesse evento, e estamos muito felizes por encontrar uma plateia cheia, pela presença das instituições, pelas convidadas especiais que somam com a gente nesse propósito do Fórum em promover a igualdade, oportunidade e liderança para as mulheres, garantindo a participação plena e efetiva de todas”, afirmou a coordenadora.
Na cerimônia, o defensor público-geral se encontrou com a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (Adep-MS); Nancy Gomes de Carvalho; com a primeira-dama, Mônica Riedel; e com a presidente do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, Carla Stephanini.
A programação segue até amanhã (28) e dentre as palestrantes do segundo dia de evento, está a presidenta da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, Anadep, Rivana Ricarte, que participará do painel “A evolução da Paridade de Gênero no Sistema de Justiça Brasileiro”.
O Fórum surgiu em consonância com Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que definiu 169 metas globais, incluindo a igualdade de gênero (objetivo 5 - ODS). A ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países.
Mais informações: (COMPAR) II CONGRESSO NACIONAL MULHERES PELA PARIDADE e II CONGRESSO ESTADUAL