Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, no dia 6 de junho, do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Fonadem).
A instituição foi representada pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), defensora pública de 2ª Instância Zeliana Sabala, que também é coordenadora-adjunta da Comissão da Mulher do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e membra da Comissão organizadora do evento.
“Foi uma oportunidade ímpar de evolução pessoal que proporcionou aprendizado e inspiração fazendo com que o retorno às atividades diárias tenha ocorrido com muita energia e vigor. A troca de experiências que aconteceu nesse período com colegas de outros estados, que exercem suas funções com perspectiva de gênero, nos faz acreditar que a evolução nesse sentido é o único caminho e que é possível sonhar com dias melhores, com dias em que as mulheres poderão existir e viver com liberdade e sem violência”, destacou a coordenadora do Nudem.
A defensora pública Thais Dominato, que atua na Nudem de MS, também esteve presente no evento.
O evento, realizado no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, contou com a presença de várias autoridades no âmbito jurídico e executivo, especialmente às ligadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Idealizado e planejado pela Comissão da Mulher do Condege, o Fonadem conta com o apoio da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep).
A presidenta da Anadep, Rivana Ricarte, que participou virtualmente da solenidade, destacou a relevância da representatividade feminina. “Falo da esperança que cada uma de nós temos para promoção dos direitos das mulheres em todos os espaços que a gente está. Nossa fortaleza, nossa força é sermos nós mesmas assumindo também nossas vulnerabilidades. O espaço político institucional feminino deve ser palavra de ordem em nossas instituições”, destacou.
A defensora pública-geral do estado do Piauí, Carla Yácar Belchior, destacou o momento como de extrema gratidão. “Um momento de falas potentes, que reafirmaram o potencial feminino para esse enfrentamento que a Defensoria Pública faz, por meio dos seus Núcleos de Defesa das Mulheres, mas também de outros órgãos de atuação, a qualquer ameaça aos direitos de meninas e mulheres. Que a gente consiga honrar a luta de quem veio antes, essa luta tão difícil mas que vale a pena por transformar a vida de tantas pessoas”, afirmou.