Texto: Danielle Valentim
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participa do 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade (Compar), que acontecerá entre os dias 26 e 28 e junho no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo.
O evento é organizado pelo Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, o qual a Defensoria integra por meio do Termo de Cooperação, assinado no dia 4 de agosto de 2023, durante a primeira edição do congresso.
No dia 3 de junho, a Administração Superior recebeu o convite oficial do encontro deste ano.
“O evento é muito importante, pois nos faz refletir sobre o papel das instituições na promoção da paridade de gênero. Destaco que na Defensoria Pública essa busca é constante e prioritária, principalmente nas ocupações de liderança, onde temos nos aproximado cada vez mais da paridade. Observamos o quanto é possível avançar quando o esforço é conjunto”, destacou no encontro o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini.
A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), defensora pública de 2ª Instância Zeliana Sabala, explica que o objetivo é ampliar o diálogo e fomentar iniciativas associadas à paridade e igualdade de gênero na sociedade.
“Tem sido fundamental discutir a paridade entre homens e mulheres nos espaços de poder e de decisão, reconhecendo as grandes contribuições que as mulheres dão à nossa sociedade nas diversas áreas de atuação. Difundir o tema para a sociedade é o objetivo do congresso”, pontua a coordenadora do Nudem.
Conforme a coordenadora do evento, Carla Stephanini, e demais integrantes, a expectativa, deste ano, é reunir mil congressistas.
A programação do Compar inclui painéis e palestras no período matutino e vespertino, contando com renomadas ministras e especialistas que compartilharão a sua visão sobre os mais variados temas associados a equidade e paridade.
Outro destaque especial desta edição será a realização do I Evento Científico, marcado para o dia 26 de junho, em parceria com a Faculdade Insted.
I Evento Científico
Os interessados em submeter trabalhos devem garantir que estejam enquadrados em um dos quatro eixos:
Eixo I: A MULHER NOS ESPAÇOS DE PODER CONTEMPORÂNEO;
Eixo II: FEMINISMO, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS;
Eixo III: HISTORICIDADE, CIÊNCIA E PESQUISA: a construção da mulher brasileira; e
Eixo IV: CONQUISTAS E DESAFIOS NO DIREITO E DESAFIOS NO DIREITO DAS MULHERES.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas e podem ser realizadas no site: AQUI.
Lembrando que todas as pessoas participantes terão a oportunidade de escolher entre duas modalidades de participação: o evento acadêmico, que inclui apresentações de trabalhos, e o evento cultural, composto por palestras e painéis.
As interessadas e interessados poderão se inscrever em uma ou ambas as modalidades, conforme suas preferências e interesses individuais.