Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou, na manhã dessa segunda-feira (10), da abertura do X Encontro dos Fóruns Estaduais do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - região Centro-Oeste.
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, foi representado pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, defensora pública Debora Paulinho.
O evento, que neste ano tem como tema principal “A Educação Infantil no Centro-Oeste e no Brasil: políticas públicas e qualidade”, segue até a terça-feira (11), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
“É um compromisso da Defensoria Pública participar e acompanhar todas essas pautas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, e o direito à educação está como um dos prioritários, junto ao direito à vida, à saúde e à convivência familiar. É por isso que, para nós, não basta que seja apenas disponibilizada uma vaga na escola. A criança precisa de um atendimento de qualidade, com profissionais que trabalhem motivados para atender as demandas”, destacou a defensora pública.
Além disso, a coordenadora pontuou que no Centro-Oeste, existe grande diversidade de crianças e desigualdade de crianças.
“Temos público indígena, quilombola e ribeirinho. Importante destacarmos, ainda, que segundo levantamento feito em 2023, foi apurado que na região Centro-Oeste o maior índice de desigualdade entre crianças brancas e crianças negras no ensino fundamental”, ressaltou.
Por fim, a defensora observou que “é no ambiente escolar que muitas das nossas crianças recebem alimentação e higiene, e onde a maioria se sente segura para denunciar casos de abusos que sofrem na própria casa”, conclui.