Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do evento sobre Políticas Públicas e Sociais para as pessoas que passaram pelo sistema prisional do Estado, idealizado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
A instituição foi representada pelo coordenador do Núcleo Institucional do Sistema Penitenciário (Nuspen), defensor público Cahuê Urdiales.
“Parabenizo a Agepen pela realização do evento com essa temática. Mas, mais que isso, parabenizo o espaço em que foi possível ouvir quais as reais necessidades dessas pessoas de quem realmente precisamos, as que passaram pelo sistema. Políticas públicas efetivas se fazem dessa maneira: consultando quem de fato está na situação”, pontua o coordenador.
O encontro discutiu, ainda, o trabalho realizado pelo Escritório Social e destacou a necessidade de uma Política Intersetorial de Inclusão Social que promova parcerias e colaboração entre diferentes setores.
Conforme a coordenação, uma das metas “é divulgar amplamente o Escritório Social como o principal instrumento para a execução dessas políticas, além de criar um fluxo eficiente de encaminhamento para o serviço”.
Os participantes também foram informados sobre a metodologia de atendimento às pessoas que passaram pelo sistema, com ênfase na importância da colaboração entre profissionais que atuam dentro e fora das unidades penais. A legislação vigente sobre a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Prisional também foi discutida, esclarecendo os direitos e deveres dos envolvidos.