Texto: Danielle Valentim
Na última sexta-feira (24), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio do Nupiir, participou da tradicional reunião dos povos Guarani-Kaiowá, a Grande Assembleia Aty Guasu, realizada na aldeia Jaguapiru, em Dourados.
Durante a intervenção, a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, elogiou e se interessou pela atuação do Nupiir nas comunidades indígenas, em prol da promoção dos registros civis, averbação de etnias e do apoio à conclusão da demarcação de terras no Estado.
O coordenador do Nupiir, defensor público Lucas Pimentel, bem como a assessora jurídica Bianca Cavalcanti e a antropóloga Elis Corado, foram recebidos pelas lideranças durante a reunião.
“Nós acreditamos que somente com o protagonismo das lideranças e a colaboração ativa de todos os envolvidos é possível garantir a assistência plena e o acesso à justiça”, pontua o coordenador do Nupiir.
Na ocasião, a presidenta Joenia Wapichana garantiu que a prioridade da Funai é a demarcação das terras indígenas.
“Não negociamos direitos. A Funai está do lado dos povos indígenas”, afirmou. “Enquanto a gente não concluir a demarcação das terras indígenas, conflitos podem gerar violência. E essa questão da violência está aqui na região também. É um desafio que precisamos enfrentar juntos. O Estado brasileiro precisa estar presente nessa luta. Seja na investigação dos casos, seja na mobilização interna nas comunidades”, defendeu.
Também participaram da Assembleia lideranças indígenas, a deputada estadual Cleice Jane; o procurador-chefe da Funai, Mateus Antunes; o coordenador e a procuradora da Coordenação Regional da Funai de Campo Grande, Elvisclei Polidoro e Regina Flávia; e a coordenadora regional da Funai de Dourados, Teodora De Souza. Além disso, Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).