Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou da 80ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). O evento foi realizado na segunda-feira (27), em Belém (PA).
Conforme o defensor-geral, as principais pautas debatidas foram a efetivação do acordo de Cooperação Técnica com Superior Tribunal de Justiça; Secretaria de Acesso à Justiça – SAJU; Custódia e estratégias para implementação de Inteligência Artificial nas Defensorias Públicas.
“As reuniões do Condege são o importante momento em que é possível fazer uma troca de experiências e práticas exitosas entre as Defensorias dos estados com o único objetivo do fortalecimento institucional e consequentemente reforçar a excelência que é prestada no atendimento a assistida e ao assistido”, destacou o defensor-geral.
Amazônia
Ainda em Belém, o defensor-geral e a corregedora-geral, defensora pública de Segunda Instância Salete Fátima do Nascimento participaram do evento “Diálogos Defensorias na Amazônia”.
O encontro teve o objetivo de garantir referenciais teóricos para a atuação defensorial em favor da Amazônia e é considerado como um alinhamento institucional para a COP-30, que será realizada em 2025, em Belém.
Além disso, o evento também marca o início da construção do “I Congresso Nacional da Defensoria Pública para o Meio Ambiente: A Missão da Defensoria Pública Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal no Século XXI, Desafios e Perspectivas”, a ocorrer em 2024, na capital paraense.