Defensoria participa de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Fátima do Sul


reginaldoapaefatimadosul
Coordenador da 4ª Regional, defensor público Reginaldo Marinho da Silva.

Texto: Danielle Valentim

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da solenidade de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fátima do Sul, cidade a 240 km de Campo Grande. Neste ano, a SNPDI será realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema “Conectar e Somar Para Construir Inclusão.

Representando a instituição, o coordenador da 4ª Regional, defensor público Reginaldo Marinho da Silva, foi recebido pelo presidente da Apae fatimassulense, João Emídio da Silva, e pela diretora pedagógica Solange Aparecida Thomaz.

“O tema destaca a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com elas. Ao conectar-se, às pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem compartilhar suas experiências, aprender entre si e construir uma rede de apoio”, pontua o defensor.

Com o intuito de fortalecer a vínculo, a comunidade também pode se beneficiar, aprendendo sobre a deficiência intelectual e múltipla e como apoiar as pessoas com essas condições. Os profissionais que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla também podem se beneficiar do vínculo, compartilhando experiências e conhecimentos. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados a essas pessoas.

SNPDI - A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes desde 1963.

Foi introduzida no calendário nacional pela Lei n.º 13.585/2017 e suas comemorações visam ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social, de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Objetiva, ainda, divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

As deficiências múltiplas podem ser:

Física e psíquica:

– deficiência física associada à deficiência intelectual;
– deficiência física associada a transtornos mentais.

Sensorial e psíquica:

– deficiência auditiva associada à deficiência intelectual;
– deficiência visual associada à deficiência intelectual;
– deficiência auditiva associada a transtornos mentais;
– perda visual associada a transtorno mental.

Sensorial e física:

– deficiência auditiva associada à deficiência física;
– deficiência visual associada à deficiência física.

Física, psíquica e sensorial:

– deficiência física associada à deficiência visual e à deficiência intelectual;
– deficiência física associada à deficiência auditiva e à deficiência intelectual;
– deficiência física associada à deficiência auditiva e à deficiência visual.

reginaldoapaefatimadosul2

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search