Meu Pai Tem Nome: Dia D foi a oportunidade de passar o amor para o papel

 

Dr Carlos Felipe meu pai tem nome
Coordenador do Nufam e assessora em atendimento no mutirão na Capital.


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou no sábado (19), simultaneamente na Capital e em mais seis cidades do interior do Estado a 2ª edição da campanha nacional "Meu Pai Tem Nome".

A ação foi idealizada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), com um rol de atividades relacionadas ao reconhecimento de paternidade.

Conforme o coordenador do Núcleo de Família (Nufam), defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani, além da Capital o mutirão foi realizado em Três Lagoas, Coxim, Nova Andradina, Inocência, Dourados e Caarapó.

Em Caarapó, por exemplo, o defensor público Danilo Shiroma, destacou que novos arranjos parentais têm se tornado cada vez mais comuns, consolidando-se pela afetividade entre as pessoas.

“O desenvolvimento de laços afetivos e de solidariedade entre filho (a) e pai socioafetivo proporciona uma nova formação familiar. Nesse contexto, a paternidade socioafetiva pode ser pleiteada judicialmente para reconhecer o vínculo de afetividade e solidariedade entre filho (a) e pai socioafetivo, bem como retificar o registro civil. A experiência de conversar com uma filha que busca o reconhecimento da paternidade socioafetiva, no dia 19/08/2023, durante o Projeto Meu Pai Tem Nome, faz pensar que a afetividade deve ter como pilar principal o amor”, destacou o defensor.

Na ação em Inocência, a coordenadora da 7ª Regional, defensora pública Luana Simões de Oliveira Gomes, destacou que a ação atendeu 13 pessoas.

 

Dourados meu pai tem nome

Ação em Dourados.



“O objetivo da ação foi o de tentar uma harmonização ou criação do vínculo afetivo com a questão patrimonial. Vale ressaltar que, o trabalho realizado durante a ação é uma demanda atendida diariamente na Defensoria, ou seja, quem não conseguiu comparecer no mutirão pode ainda buscar o nosso atendimento”, pontua o coordenador.

No Dia D de atendimento, foram realizadas audiências extrajudiciais de mediação/conciliação para o reconhecimento voluntário da paternidade e atendimentos para mães de crianças e adolescentes cujos pais se recusaram a registrar os filhos, geralmente casos que não tiveram acordo entre as partes.

Dra Maria Amelia meu pai tem nome
Defensora pública Amélia de Araújo Sant'ana e servidora em atendimento.



Também foram atendidos casos de pessoas maiores de 18 anos que não possuem o nome do pai no registro de nascimento e desejaram entrar com ações judiciais.

Na Capital, além do coordenador do Nufam participaram da ação a defensora pública Linda Maria Silva Costa Rabelo; defensor público Paulo Dinis Martins Brum; defensora pública Maria Amélia de Araújo Sant'ana e defensor público Renato Rodrigues dos Santos.

 

Dr Renato meu pai tem nome
Defensor público Renato Rodrigues e assessora em ação realizada na unidade Belmar.



Amor no papel

Além disso, segundo o coordenador, foram atendidos casos de paternidade socioafetiva.

É o caso da família de Fabiano Pellicioni, Fabiane Fialho Leite e Isabela Fialho Silva que, buscaram o atendimento durante a ação para incluir no registro de Isabela o vínculo afetivo com Fabiano.

“Esse mutirão foi a oportunidade de realizar o sonho de poder registrar a Isabela que considero como minha filha. Saímos daqui com tudo resolvido e prontos para comemorar”, disse Fabiano.

Opinião compartilhada por Isabela e a mãe Fabiane que, sem esconder a emoção disseram “foi a melhor coisa que poderia ter acontecido”.


 

Familia meu pai tem nome

Fabiano, Fabiane e Isabela foram buscaram atendimento em Campo Grande para registrar a paternidade socioafetiva.

 

 

Inocencia Meu Pai Tem Nome

Ação em Inocência.

 

Dr Paulo Diniz meu pai tem nome
Defensor público Paulo Dinis durante mutirão em Campo Grande.

 

 

Dra Linda meu pai tem nome

Defensora Linda Maria Costa durante em atendimento sobre paternidade socioafetiva na Capital.

 

 



 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search