Texto: Danielle Valentim e Beatriz Magalhães
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou, no último dia 19 de maio, um mutirão com a Van dos Direitos na Praça Ary Coelho. O evento encerrou a Semana Nacional da Defensoria Pública que é celebrada em alusão ao Dia Nacional da Defensoria. A ação ocorreu das 13h às 17h e atendeu mais de 100 pessoas.
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, garante que o objetivo foi garantir a cidadania e levar justiça à população mais vulnerável.
“Escolhemos a praça porque é central. Todo o nosso atendimento que fazemos nas cinco unidades da Capital foi trazido à região central, seja ele em relação à saúde, à temática do consumidor, família ou criminal”, pontua o defensor-geral.
A assistida Doralina Nantes, de 74 anos, viúva há cinco meses, ficou sabendo do mutirão pela TV e foi até a praça em busca de orientação sobre inventário.
“Eu recebo o auxílio do Loas e vim saber informações sobre inventário, porque ficaram algumas dívidas dele. Ele morreu após 51 anos juntos. Gostaria de ver o que posso fazer, porque alguns conhecidos conseguiram auxílio para o velório. Vim ver como funciona”, explicou a assistida.
Nacional - De 15 a 19 de maio, é celebrado em todo o Brasil, a Semana Nacional da Defensoria, em alusão ao dia 19 de maio, a data que homenageia defensoras e defensores públicos. O dia foi escolhido por ser a data de falecimento de Santo Ivo, que trabalhou em defesa dos injustiçados e dos necessitados e é considerado padroeiro dos advogados.
Em Brasília, o defensor-geral participou de uma sessão solene que comemorou e homenageou o Dia da Defensora e do Defensor Público, em Brasília, ao lado da presidenta da Anadep, Rivana Ricarte, e o presidente do Condege Florisvaldo Fiorentino, além de defensoras e defensores públicos de diversos estados.