Confira a Retrospectiva 2022 do Programa Defensoria Explica


WhatsApp Image 2023 01 31 at 14.23.28

 

 

O ano de 2023 se iniciou e com ele o desejo de dias melhores, de novas oportunidades, novos recomeços, novos planos, novas expectativas. Mas antes de darmos play à programação do Defensoria Explica, vamos relembrar o que rolou no estúdio em 2022.

A primeira edição levou para a pauta a retomada pós-pandemia e ampliação dos serviços da Defensoria Pública, principalmente com a inauguração de pontos de atendimento em fáceis de Campo Grande.

Na sequência, a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde, às Pessoas Com Deficiência e aos Idosos (Naspi), defensora pública Eni Diniz destacou a possibilidade de tratar a saúde mental pelo SUS.

A terceira edição do ano recebeu a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, defensora Thais Dominato, que falou sobre os avanços na defesa da mulher e destacou a atuação contra a violência obstétrica.

O coordenador do Núcleo dos Direitos Humanos e do Núcleo de Ações Estratégicas, defensor público Mateus Sutana e Silva também foi um dos convidados em 2022. Ele levou para o programa o avanço do trabalho do núcleo com as pessoas em situação de rua.

Em participação no programa, a, então, defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, falou sobre a inovação nos atendimentos que, agora, abrangem o virtual, presencial e o móvel com a Van dos Direitos. Além de destacar a criação de novos núcleos institucionais e dos setores de psicologia e pesquisa da instituição, ações integrantes do projeto da nova gestão.

Na participação da coordenadora do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia, Direitos Sociais, defensora pública Regina Célia Magro, a conversa foi sobre a atuação com relação à moradia e direitos sociais.

A edição de agosto foi voltada aos melhores momentos da celebração dos 40 anos da Defensoria Pública de MS. A edição exibiu uma produção especial, relembrou as dificuldades do início e os avanços institucionais.

A penúltima edição do ano de 2022 recebeu a defensora pública Edmeiry Broch Festi para falar sobre a iniciativa da defensoria, em prol de meninas e meninos que tiveram suas mães assassinadas, que agora é lei no Estado de Mato Grosso do Sul. Sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja, a lei 5.962/2022 estabelece princípios norteadores para o atendimento especializado aos órfãos do feminicídio, em âmbito estadual.

Uma edição voltada ao direito do consumidor e demais matérias cíveis fechou o ano de 2022. E a defensora pública de segunda instância, Jane Dietrich, que coordena o Nuccon, deixou ótimas dicas para iniciarmos 2023 com o pé direito e sem dívidas.

Confira o programa na íntegra: AQUI.

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search