Nesta quarta-feira (3), as cotas no ensino público são tema do debate em mais uma edição do “Cine Direitos Humanos: Promoção e Defesa das Diferenças”, projeto da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e da UFMS, por meio do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças e do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade.
O curta exibido nesta semana será o “USP 7%”, documentário que surge da constatação de que os negros são muito poucos entre os alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP). De 2015, a obra aponta que a ausência não foi suficiente para sensibilizar a instituição, uma das maiores e mais importantes do país, a adotar as cotas raciais, mesmo após a medida ter sido implantada por lei, em 2012, em todo o ensino superior federal do país, como conclusão de um processo iniciado pelas próprias universidades.
Após a apresentação do filme, acontece um debate sobre o assunto, que será mediado pelo doutor em História Social pela USP, Lourival dos Santos, professor do curso de licenciatura em educação no campo, da Faculdade de Educação, da UFMS.
As inscrições para participar do projeto são gratuitas e a participação nas sessões implicarão no recebimento de certificados, emitidos por sessão. Para se inscrever, basta acessar o Portal da Defensoria Pública: www.defensoria.ms.def.br, no campo “Para o Cidadão” na parte superior do Portal, escolha a opção “Inscrições Online ESDP”. As vagas são limitadas.