A Defensoria Pública, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa do Consumidor e demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), promoveu nesse sábado (19) um atendimento a pessoas superendividadas.
A ação aconteceu em comemoração a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, em parceria com o Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (Corecon).
Segundo a coordenadora do Nuccon, Jane Inês Dietrich, a ação foi organizada, pois há uma grande necessidade de se divulgar o tema, desconhecido do público e de profissionais da área jurídica. Pontuou que não há legislação regendo a matéria.
“A Defensoria já vem atendendo pessoas em situação de superendividamento no atendimento diário, fazendo os encaminhamentos pertinentes a cada caso”, explicou
Em entrevista à TV Morena, que esteve acompanhando o evento, a defensora afirmou que Instituição está implantando um novo modo de atendimento a pessoas em situação de superendividamento, voltado à identificação e tratamento das causas e à prevenção da repetição do problema.
“A pessoa tem que se reorganizar, retomar o controle da sua vida financeira, pois ela está nas mãos dos credores e daqui a pouco sequer vai pagar as contas”, afirmou.
Na entrevista, detalhou que a solução depende de cada caso. “É preciso um planejamento para verificar a condição em que a pessoa está. Temos observado que além de ser mais frequente, nós temos atendido casos bem graves, de pessoas que até têm uma renda razoável, de mais de cinco salários mínimos, e que estão passando necessidade devido ao excesso de endividamento”.
Participaram do atendimento, também, os defensores e defensoras públicas Fabio Rogério Rombi da Silva, Homero Lupo Medeiros, Lauro Moreira Schöler, Renata Gomes Bernardes Leal e Valdirene Gaetani Faria.