“A tecnologia é a mais nova aliada da Defensoria Pública para garantir e assegurar os direitos dos consumidores”, é o que destacou a defensora pública Valdirene Gaetani Faria, coordenadora em exercício do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon).
Desde o início do mês de maio é possível, por meio da Câmara de Conciliação, órgão de atuação do Nuccon, realizar audiências de conciliação por videoconferência. Da sala de reunião, que fica no prédio da Unidade Centro em Campo Grande, a defensora pode se comunicar por microfones e webcam com o assistido em qualquer uma das unidades da Defensoria nas cidades do interior do Estado.
Na semana passada, a Defensoria realizou a primeira audiência de conciliação via internet. A transmissão ao vivo permitiu a mediação entre consumidora, que mora no interior, e a representante da empresa que financiou o veículo, com sede na Capital.
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul já realiza, em casos excepcionais, atendimento por videoconferência. Em algumas cidades do interior do Estado onde não há defensor público lotado, por exemplo, a tecnologia é utilizada para levar assistência jurídica aos usuários.