No dia 8 de março, esta quinta-feira, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para promover a igualdade de gênero, a Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), realiza atendimentos e apresenta a evolução dos direitos das mulheres e os danos causados pela violência doméstica, por meio de uma mostra de banners.
“O objetivo é conscientizar a população de que a violência de gênero é um problema endêmico e de que mulheres estão morrendo por causa da desigualdade e do machismo”, explicou a coordenadora da Nudem, Edmeiry Silara Broch Festi.
Os números provam a fala da defensora pública. Em 2017, foram registrados 4.872 casos de violência doméstica nos municípios de Mato Grosso do Sul. Mais de treze mulheres agredidas, espancadas ou mortas por dia. Nos últimos três anos, o núcleo de proteção da Defensoria realizou mais de 25 mil atendimentos a mulheres em situação de violência, apenas em Campo Grande.
Sobre o Nudem
O Nudem foi criado pela Defensoria Pública em outubro de 2014 para fortalecer os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência de gênero, aquela praticada contra a mulher pelo simples fato de ser mulher.
O objetivo é a promoção da proteção integral da mulher, por meio de medidas extrajudiciais e jurídicas de natureza cível ou penal, cautelares e/ou principais.
Na Capital, o Núcleo conta com quatro Defensorias de Defesa da Mulher, assessoras jurídicas, atendentes e estagiárias, além de equipe psicossocial, composta por assistente social e psicóloga. Em Corumbá, Dourados, Três Lagoas também existem defensorias especializadas na área. Nas demais cidade do Estado, o Nudem atua em integração com os defensores públicos, fornecendo recomendações e todo auxílio necessário para o melhor atendimento à mulher.
De 2015 a 2017, o Nudem realizou 90 eventos para promoção da defesa da mulher em situação de violência, entre cursos, capacitações para a rede de atendimento e palestras de conscientização.
Serviço
Nessa quinta-feira (8), o evento especial terá início às 8h na Praça Ari Coelho e segue até as 11h. Toda a equipe do Nudem estará à disposição da população para atendimentos e orientações jurídicas. Também terá uma exibição de banners sobre a atuação da Defensoria Pública na área, relatos de vítimas e familiares de mulheres, e as formas de se conseguir o auxílio do Núcleo.