A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou do curso Curso de Formação de Cabos de Nova Andradina ministrando o tópico direitos humanos, nessa sexta-feira (2).
O assunto foi abordado pela defensora pública substituta Tatiana Maria Bronzato Nogueira. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e faz parte da grade curricular do curso, que visa auxiliar na reflexão da função de agente de Estado compromissado com a segurança das cidades e seus habitantes.
Na aula, a defensora apresentou ainda a áreas de atuação da Defensoria Pública Estadual na comarca de Nova Andradina. Discorreu também sobre as fases históricas que consolidaram o conceito dos direitos humanos na sociedade contemporânea e sua fixação na Constituição Federal de 1988, além de destacar os pactos internacionais dos quais o Brasil faz parte e que devem seguir como base legal.
"Muitas pessoas têm a ideia de que a Defensoria defende direito dos 'bandidos', quando na verdade a orientação jurídica e defesa é um direito assegurado por lei a todos os cidadãos brasileiros. A Defensoria Pública tem um alcance muito maior, trabalhando nas áreas cível, criminal, defesa da mulher vítima de violência, execução penal, infância e juventude, família, além da tutelas coletivas", destacou.
Ao final da palestra os policiais fizerem perguntas e debateram a temática, contribuindo assim para uma melhor assimilação e dirimindo quaisquer dúvidas, buscando uma melhor preparação para executar o trabalho do policial militar.