A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul promoveu na sexta-feira (1) o 1º Treinamento de Mídia da Defensoria. A qualificação reuniu defensores públicos da capital e interior, no auditório da Escola Superior, em Campo Grande.
“Media Training”, que em português significa treinamento de mídia, é uma expressão em inglês usada para designar um programa de capacitação em comunicação para profissionais que atuam como porta-vozes.
Durante a abertura do curso, a subdefensora pública-geral de Mato Grosso do Sul, Júlia Fumiko Hayashi Gonda, enfatizou que “a Defensoria Pública, por atuar em diversas áreas do direito tanto na cível quanto na criminal, é destaque em reportagens regionais e nacionais. E, por isso, realizou pela primeira vez um curso com o objetivo de esclarecer técnicas entrevista e de relacionamento com a imprensa”.
A programação foi formada por quatro palestras com jornalistas e um defensor público. Na primeira e segunda, o chefe de comunicação da Defensoria Pública e jornalista, Naurimar Franco abordou como atua a Assessoria de Comunicação da Instituição e orientações sobre técnicas de entrevista.
Em seguida, o editor do telejornal Bom Dia MS, da TV Morena, afiliada da Rede Globo e jornalista Ginez César explicou alguns conceitos sobre a notícia e como os assuntos são pauta na imprensa.
“A importância da Comunicação nas Defensorias Públicas Estaduais” foi tema da palestra ministrada pelo subdefensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro e também presidente da Comissão Nacional da Comunicação do Condege, Rodrigo Baptista Pacheco.
O curso explanou conceitos estratégicos de comunicação, principalmente para defensores públicos que são porta-vozes da instituição. Detalhou técnicas de como falar diante das câmeras, a importância da linguagem, construir discurso objetivo e claro, comunicação dentro da instituição e, ainda, a importância da notícia para levar informações à população.
Confira as fotos do curso no nosso Flickr aqui.