As defensoras públicas Angela Rosseti Chamorro e Zeliana Luzia Delarissa Sabala tomaram posse no cargo de defensora pública de Segunda Instância, na última sexta-feira (26), em solenidade realizada na Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (ESDP).
A mesa de autoridades foi composta pelo defensor público-geral de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Superior, Luciano Montalli; pela corregedora-geral Salete de Fátima do Nascimento; pela subcorregedora-geral Geni Tibúrcio Zawierucha; pelo defensor público Helton Campos da Costa, representando a Associação dos Defensores Públicos de MS (Adep-MS); e pelo desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, representando o Tribunal da Justiça de MS.
A coordenadora administrativa e defensora pública de Segunda Instância, Glória de Fátima Fernandes Galbiati, fez o discurso de boas vindas aos novos membros do Colégio de Defensores Públicos.
“Chegar à Segunda Instância, mais do que a alegria de conquistar o grau último da carreira de uma instituição que tem por finalidade assegurar ao menos favorecido economicamente o acesso à justiça, é permanecer no trabalho árduo e incessante do embate das ideias, da interpretação das normas e do direito, da convivência com as peças processuais e os prazos”, declarou.
Emocionada, a defensora pública de Segunda Instância Angela Rosseti Chamorro Belli agradeceu o apoio dos colegas de trabalho, da família e das pessoas próximas que criaram elo de amizade.
“Há vinte anos e 10 meses me tornei defensora pública e iniciei essa trajetória nas cidades de Ponta Porã, Nioaque, Miranda, Nova Andradina, Bataiporã, Anaurilândia e atualmente em Campo Grande. Apesar de incialmente enfrentar as dificuldades e anseios de quem está ingressando em tão honrosa e árdua carreira, logo desenvolvi a capacidade de trabalhar de forma totalmente humanizada atendendo a população menos favorecida em sua maioria excluída, que enxerga no papel da Defensoria uma chance de voltar a sentir dignidade, a fazer parte da sociedade quando resgatam seus direitos como cidadãos”, disse a defensora.
A defensora pública de Segunda Instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala agradeceu, em meio às lágrimas, o apoio que recebeu da família durante os vinte anos de carreira até chegar ao mais alto grau em sua trajetória institucional.
“A promoção tão desejada é um divisor de águas na minha carreira. Mas apesar de toda inquietude com o futuro, como defensora pública de Segunda Instância me comprometo a continuar estudando para aprimorar meu conhecimento na área de Direito Penal e Processo Penal, para prosseguir honrando o nome dessa instituição que tanto prezo e para fazer valer o direito do hipossuficiente junto aos Tribunais.
O defensor público-geral do Estado, Luciano Montalli, destacou a importância de se chegar ao grau máximo da carreira.
“É um privilégio para mim, enquanto defensor público-geral, pois nesse período em que estou como timoneiro da Defensoria, tenho a oportunidade de ver mãe defensora dar posse a filho e seguir carreira na instituição e hoje eu tenho o privilégio de ver pai e mãe defensores públicos aposentados dando posse a uma filha defensora pública de Segunda Instância. Chegar ao grau máximo da carreira é o sonho de todo o defensor público. Na Segunda Instância há uma nova oportunidade, um remodelamento de tudo o que nós fizemos em nossas vidas para que o direito do hipossuficiente jamais seja perdido. As senhoras demonstraram ter vivência, experiência e capacidade. Se hoje a Instituição cresceu e está crescendo, é porque defensores públicos desbravaram caminhos e aqui hoje têm o mérito de continuar o seu trabalho”, afirmou Montalli.
Acesse ao àlbum completo aqui.