A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é uma instituição que defende os direitos assegurados pela Constituição Federal e abraça a luta contra a homofobia.
Durante o mês de março, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP-MS) tem promovido encontros com representantes do movimento LGBT para discutir temáticas que serão publicadas em uma cartilha de direitos.
Na primeira reunião, a diretora da ESDP-MS, defensora pública Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, pontuou que a intenção da cartilha é falar de diversidade e os direitos assegurados pela Constituição Federal às pessoas LGBT. Entre os assuntos estarão saúde, educação, trabalho e segurança. A cartilha deve ser lançada nos próximos meses.
17 de maio
O mês de maio, em específico o dia 17, é marcado pela luta contra a homofobia. A data é reconhecida no mundo, pois foi quando a homossexualidade deixou de ser considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença pela ciência e se torna, finalmente, o que ela sempre foi: apenas uma expressão da sexualidade humana.