“A sociedade civil tem que estar disposta a auxiliar na 'ressocialização' dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa”, diz defensor.

Ro

 

A atuação da Defensoria Pública na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente vai além dos atendimentos diários nas unidades. Desta vez, os defensores públicos se reuniram com educadores de escolas públicas, policiais militares e toda a rede de proteção da infância no município de Amambai, região sul do Estado.

 

O curso “Sociedade civil, educação e responsabilidade social na ressocialização do adolescente e medidas socioeducativas” foi ministrado pelo defensor público Rodrigo Zoccal Rosa em parceria com a prefeitura de Amambai.

 

O defensor, que atua na área da criança e adolescente há oito anos, falou da importância do envolvimento de toda a sociedade civil noresgate dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

 

 

"Não basta uma sentença. A sociedade civil tem de estar disposta a auxiliar na 'ressocialização' dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Somos nós que podemos mudar este contexto de violações de direitos e ausências do Poder Público e fazer com que as crianças vítimas, mais tarde, não se tornem adolescentes agressores", declarou.

 

Zoccal pontuou ainda a necessidade do acompanhamento desses adolescentes pelas áreas da saúde, pois muitos possuem histórico de envolvimento com drogas, assistência social e porpsicólogos.

 

 

"A educação não é só importante, mas essencial na reestruturação social destes jovens, além do fortalecimento dos vínculos afetivos desses adolescentes com a própria família”, concluiu.

 

 

O evento contou com a participação do coordenador da 8ª Regional de Ponta Porã, defensor público Marcelo Marinho da Silva.

 

Rodrigo

 

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search