Servidoras e servidores da capital participaram presencialmente; os do interior acompanharam pela internet (crédito da foto: Matheus Teixeira)
Texto: Matheus Teixeira
A educação continuada é essencial para todas as profissões. Logo, não é diferente para as servidoras e os servidores da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Por isso, recentemente aqueles que atendem ao público passaram pela capacitação “Primeiros Passos na Defensoria: Capacitação para o Atendimento Inicial pelos Núcleos”. O curso foi ministrado pelas coordenadoras e pelos coordenadores dos núcleos temáticos da Defensoria.
Uma das idealizadoras da capacitação, Eni Maria Sezerino Diniz, defensora pública e coordenadora do Núcleo Institucional de Atenção à Saúde (NAS), diz que a atividade “melhora as práticas de atendimento e agendamento, assegurando que todas as equipes estejam adequadamente informadas sobre os procedimentos corretos e eficientes para gerenciar as agendas e atender as necessidades dos assistidos de forma eficaz”.
Carlos Eduardo Oliveira de Souza, coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), reflete que “o assistido, quando procura a Defensoria, não vem porque a vida está toda tranquila, então o primeiro contato do atendente com ele é extremamente importante”. Por isso, entende que a capacitação “instrui cada atendente sobre a melhor maneira de acolhê-lo e de direcioná-lo para sempre buscar a solução daquele problema trazido”.
Curso foi ministrado por coordenadoras e coordenadores dos núcleos temáticos da Defensoria (crédito da foto: Matheus Teixeira)
“É um dia muito produtivo, em que nos fortalecemos à medida que avançamos na discussão das nossas atividades diárias para que, ao final, a pessoa que busca a Defensoria tenha um atendimento ainda melhor”, relata Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, coordenadora do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).
Em sua fala às servidoras e aos servidores, Zeliana Luzia Delarissa Sabala, defensora pública de 2ª instância e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), deixou claro que é preciso que os atendentes criem vínculos com as assistidas e os assistidos para conseguirem compreendê-los. E, mais do que isso, de forma a ser possível atingir “o objetivo principal da Defensoria: a primazia da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais”.
Anthony Cardoso Oliveira Coelho, técnico na Defensoria de Coxim, que participou da capacitação, entende que os núcleos são pontos de apoio para quem atende ao público. Por isso, recorre a eles quando tem dúvidas, a fim de que possa saná-las e, assim, assegurar um atendimento qualificado às assistidas e aos assistidos. “Esse treinamento contribui para que realizemos nosso trabalho com mais eficiência, garantindo uma recepção mais organizada, com a correta orientação sobre a lista de documentos e o uso adequado das plataformas de atendimento e de saúde, como a do Cejusc [Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania]”, expõe.
A capacitação foi realizada em 28 de março, na Escola Superior da Defensoria Pública. Servidoras e servidores da capital participaram presencialmente, enquanto que os do interior acompanharam pela internet.
Eni Diniz, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde, é uma das idealizadoras da capacitação (crédito da foto: Matheus Teixeira)