Defensor Vinícius Viana (ao fundo) com mulheres que frequentam Centro de Assistência Social (crédito da foto: cedida)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul já é local e nacionalmente reconhecida por atuar fortemente no enfrentamento às violências de gênero. E aproveitando que março é o mês internacional das mulheres, Vinícius Azevedo Viana, defensor público substituto em Porto Murtinho, dialogou com a população e com lideranças da cidade sobre as violências contra as mulheres, com foco em questões sociais e jurídicas.
Em ação conjunta da Defensoria e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Viana foi ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Murtinho para conduzir uma roda de conversa com mulheres da sociedade que frequentam a unidade. “Falei sobre como as violências doméstica e familiar se manifestam, como sair do ciclo de violência e onde buscar ajuda, frisando a importância da Defensoria Pública neste processo”, expõe o defensor.
No plenário da Câmara Municipal de Porto Murtinho, a convite da presidenta da Casa de Leis, vereadora Sirley Pacheco (PP), Viana palestrou para a população, os parlamentares, o prefeito Nelson Cintra (PSDB) e a vice-prefeita Andreara Castro (PP) sobre diversos aspectos jurídicos envolvidos nas violências de gênero. “Expus dados do Estado, abordando a importância de toda a sociedade enfrentar o que está posto estruturalmente a fim de erradicar ou, ao menos, minorar os efeitos deste problema”, resume.
Ambas as atividades, realizadas no último dia 24, demonstram como é fundamental que defensoras e defensores públicos estejam perto da população também fora das dependências da Defensoria. “É de especial relevância que os munícipes saibam que não estamos limitados ao gabinete. Estamos com eles e por eles, tratando sobre todos os temas e nos espaços que se fizerem necessários, especialmente os que envolvem as diversas formas de vulnerabilidade social”, argumenta o defensor substituto.
Vereadores de Porto Murtinho presenteiam defensor Vinícius Viana após ele palestrar (crédito da foto: Pedro Olmedo/Câmara de Porto Murtinho)