Texto: Vitor Ilis
Nesta quinta e sexta-feira, dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 9h às 16h, a Van dos Direitos, projeto da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, estará no CRAS Ivo Souza, em Anhanduí, para atender e esclarecer dúvidas sobre direitos aos moradores do distrito.
A iniciativa, solicitada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande e coordenada pelo Núcleo de Defesa das Mulheres (Nudem), tem como objetivo oferecer suporte jurídico à população local, especialmente durante as reuniões do Bolsa Família, realizadas no CRAS.
“Essa sinergia entre a Defensoria e a administração pública local e demais instituições potencializa os esforços para uma sociedade mais justa e inclusiva”, relata a coordenadora do Nudem, defensora pública Zeliana Luzia Delarissa Sabala.
A presença da Van dos Direitos amplia o acesso à justiça às regiões distantes dos centros urbanos, onde os cidadãos enfrentam desafios para se deslocar até as unidades físicas de atendimento.
De acordo com a coordenação do Nudem, ações como esta representam um passo importante para a cidadania ativa por oferecer à população não apenas atendimento jurídico imediato, mas também informações sobre seus direitos.
Além de proporcionar serviços essenciais, a iniciativa busca fortalecer o vínculo da Defensoria Pública com a comunidade e promover a educação em direitos. Dessa forma, contribui para evitar que demandas simples se transformem em processos longos e complexos, o que promove uma justiça mais inclusiva e acessível.