Defensoria leva orientações para 91 assistentes sociais da rede SUS

 

Dra Eni palestra serviço social


Texto: Guilherme Henri

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou o evento “Diálogos entre a Defensoria Pública e o serviço social da rede SUS”, na unidade localizada na Rua Barão de Melgaço.

O encontro foi organizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), coordenado pela defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, e teve a participação de 91 profissionais vinculados à Secretaria de Saúde Municipal (Sesau), nos dois períodos de encontros.

“O objetivo foi levar orientações aos assistentes sociais sobre o trabalho da Defensoria, abordando um panorama do que a instituição faz, qual sua finalidade, como atua, além da divisão dos núcleos e o qual o papel de cada membro e servidor na garantia dos direitos das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, detalhou a coordenadora.

No evento, foi pontuado o papel fundamental dos assistentes sociais levar informações aos pacientes sobre como buscar o atendimento da Defensoria Pública.

“Também foi realizada uma escuta a respeito das demandas destes servidores e orientamos a todos como funciona o processo da judicialização dos casos relacionados a saúde para que eles saibam e possam replicar os direitos destas assistidas e assistidos, principalmente os que estão hospitalizados”.

Além da defensora, o coordenador no Núcleo Penitenciário (Nuspen), defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, explicou o funcionamento do núcleo e os direitos à saúde das pessoas que estão em situação de cárcere.

“O encontro foi extremamente exitoso por criar uma interlocução entre a Defensoria e a rede”, finaliza coordenador.


 

 

Dr Cahue palestra serviço social

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search