Nesta sexta-feira (9), o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública (Nudem) realiza a segunda edição do “workshop por uma escola mais democrática”. Desta vez, as temáticas abordadas serão os aspectos sociais e jurídicos da violência de gênero.
A primeira edição aconteceu no dia 10 de maio como comemoração ao Dia Internacional da Mulher e discutiu diferenças, identidades e educação, bem como violência contra a mulher e o papel dos homens na prevenção da violência nas escolas.
Mais de 1.300 pessoas participaram presencialmente e por transmissão ao vivo no YouTube.
O workshop desta sexta-feira terá o objetivo de formar multiplicadores e assim fazer com que as escolas sintam-se aptas a acolher seus alunos e familiares, bem como orientar e realizar devidos encaminhamentos para a rede de proteção às mulheres em situação de violência de gênero.
A coordenadora do Nudem, Edmeiry Silara Broch Festi afirmou que esta temática foi sugerida pelo público do primeiro workshop. “Foram apresentadas novas demandas e desafios. Queremos dar continuidade ao debate entre os docentes sobre questões de gênero, incentivando a mudança de hábitos e buscando estratégias para concretizar referida igualdade nas atividades de rotina dos educadores e educandos”.
Programação
Serão duas palestras na manhã da sexta-feira. Os aspectos sociais da violência serão abordados pela doutora em Serviço social, Estela Márcia Rondina Scandola, que é professora e pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital São Julião- HSJ e membro da Rede Feminista de Saúde.
Já a questão jurídica será tratada pela defensora pública de defesa da mulher Graziele Carra Dias Ocáriz, que já integrou o grupo de trabalho para formulação do documento de Diretrizes Nacionais para investigar, processar e julgar os crimes de feminicídios - ONU Mulheres e a Comissão dos Direitos da Mulher do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) de 2011 a 2016. É conselheira estadual da OAB/MS, biênio 2016/2017 e foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul, biênio 2015/2016, além de coordenadora do Nudem entre 2014 e 2016.
O “Workshop: por uma escola mais democrática - aspectos sociais e jurídicos da violência de gênero” será na Escola Superior da Defensoria Pública (Rua Raul Pires Barbosa, 1519, Chácara Cachoeira), nesta sexta-feira (9), das 8 às 11 horas. A participação é gratuita.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados: nome completo, telefone, endereço (com CEP) e instituição a que pertence.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.